Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

SÉRIE: OS DOIS TIPOS DE PESSOAS - 01 O HOMEM NATURAL

 


Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).


Há dois tipos de homens, no sentido da ordem das coisas espirituais. Existe o homem natural e o homem espiritual. Mais à frente, Paulo vai dizer acerca do homem carnal, mas este é apenas uma forma imatura do homem espiritual, como veremos mais tarde. Por enquanto, vamos falar sobre o homem natural.

Alguns pensam que Paulo está falando da alma do homem, pelo fato de ele usar aqui a palavra grega para “alma” (psychē), como é o caso de muitos discipuladores, que denominam o “homem natural” desse versículo de “homem almático”. Mas não é o caso. Paulo não está falando da alma. Ele não está dizendo que o homem natural aqui é aquele governado por suas emoções e sentimentos, não. Ele está contrastando com o “homem espiritual” sobre o qual falará no v. 15. Se ele vai contrastar este “natural” com o “espiritual” do próximo versículo, então este “natural” é o homem que não tem a mente de Cristo.

O homem sem Cristo também tem um espírito, todo homem tem um espírito. A questão é que o homem sem Cristo não tem uma nova natureza, por isso ele é chamado de “natural”, ou seja, aquele não regenerado, aquele homem que nasceu apenas do ventre de sua mãe, nasceu de Adão, mas não nasceu de novo, não nasceu do alto, não nasceu do Espírito! Ao invés de dizermos que o homem natural é guiado por sua alma (só porque aparece a palavra psychikós), deveríamos dizer que este homem natural é guiado por si mesmo, por sua mente humana.

A mente humana, sem a revelação do evangelho é uma mente caída, está em trevas e pensa apenas no nível subcelestial. Isto porque todo homem, depois da Queda, não consegue mais assimilar as coisas espirituais com uma mente adequada. Ele tem inteligência, consegue entender as verdades do evangelho de modo intelectual, mas não consegue captar suas verdades profundas com sua mente caída. É necessário que ele passe por uma transformação da mente, que receba uma nova natureza para conseguir compreender espiritualmente as coisas de Deus.

O homem natural é todo aquele que jamais foi transformado por Cristo. Mesmo que esteja na igreja, que ouça pregações, que trabalhe no reino de Deus, se não for transformado na raiz de seu coração, ele será a mesma coisa de um homem mundano; a diferença está apenas no lugar que ele frequenta. Uma pessoa natural jamais compreenderá as coisas do Espírito. Na sua mente há um poço de trevas, há um bloqueio espiritual e toda palavra que é semeada, o diabo vem e arranca tudo depois do culto e ela não se lembra de nada. Ainda que se lembre, nada daquilo lhe fará diferença.

Em suma, o homem natural é aquele morto, boiando nas curvas de um rio e que às suas margens lhe espera Satanás, para manipulá-lo como um boneco sem vida, de modo que ele pareça uma pessoa normal. Seu estado é de trevas e nisso perecerá, caso não intervenha sobre ele a misericórdia de Deus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: