Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0447 - A OUTRA CEIA DE DEUS

 


E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes” (Ap 19.17,18).


Deus sempre chamou os homens a participar de refeições. Desde Israel, quando saiu liberto do Egito, até o povo de Judá que voltou do cativeiro babilônico, a ordem de Deus era que comessem, bebessem e se alegrassem (Êx 24.11; Ne 8.10).

Talvez nosso maior exemplo de comer na presença de Deus seja a ceia do Senhor. Por mais que ela carregue outras mensagens em seu aspecto simbólico, não podemos negar que ela também fala da comunhão, da proximidade que nos foi concedida por Jesus ao Pai.

Ela também aponta para aquela ceia escatológica, à qual os salvos são convidados a participar. Aqui mesmo em Ap 19 é feito menção da ceia das bodas do Cordeiro. Diz o v. 9: “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”.

Mas Deus também tem outra ceia. Como podemos ver neste capítulo, o anticristo ajuntará as nações para a grande peleja contra o Cordeiro de Deus e Seus seguidores (v. 19). Porém, ele não poderá prevalecer. Jesus zombará do anticristo e seus seguidores, fazendo um convite às aves de rapina: “Vinde, ajuntai-vos à ceia do grande Deus” (v. 17).

E, no confronto entre Cristo e o anticristo, o relato é simples: “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes” (vs. 20,21).

Os que rejeitam o convite da ceia agora ouvirão um convite feito às aves para que suas carnes sejam devoradas diante do Todo-Poderoso. Aqueles que rejeitam a comunhão não poderão ser aceitos no banquete de Deus. Quem não quis servir aqui, terá sua carne servida às aves lá. Os que negaram a companhia de Deus e Seu povo não serão convidados a comerem da grande ceia, mas a serem engolidos como uma grande ceia.

De qual desses dois grupos você faz parte? Se você tem comunhão aqui, tanto com Deus como com seus irmãos, então a grande ceia lhe será servida. Mas se você rejeita a comunhão aqui, então servirá de ceia para as aves de rapina.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: