Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0432 - EFATÁ!

 


Então lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs os dedos nos ouvidos dele; depois, cuspindo, aplicou saliva na língua do homem. Então, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: — Efatá! — que quer dizer: ‘Abra-se!’ E logo os ouvidos do homem se abriram, e o empecilho da língua se soltou, e ele falava sem dificuldade” (Mc 7.32-35 – NAA).


Jesus realizava curas e milagres extraordinários em Seu ministério terreno. Este que lemos, Ele o fez quando voltava das terras estrangeiras nos arredores de Israel. Ele havia posto à prova uma mulher estrangeira, cuja filha estava endemoninhada, e ela passou no teste com louvor. Sua filha foi liberta (vs. 24-30)!

Agora, diante de Jesus estava um surdo-gago. Um homem que nada ouvia e que, para falar, emitia sons guturais, completamente toscos e incompreensíveis. É interessante que Jesus o retira do meio da multidão. Sabemos que pessoas com deficiência auditiva e na fala são facilmente irritadiças, pois sua dificuldade em se comunicar, em compreender e serem compreendidos realmente as leva a uma reação de raiva e desânimo. Mas o Senhor o trata com toda compaixão. Leva-o para um lugar à parte.

Apesar de naquela época se atribuírem propriedades curativas à saliva, Jesus Cristo, ao tratar com aquele homem, olha para o céu. Jesus quer lhe mostrar de onde vem a sua libertação, ela vem de Deus e não de propriedades tidas como mágicas. Jesus também suspira. Este gesto demonstra profunda compaixão e sensibilidade para com o doente. Jesus não apenas operava a cura, Ele Se identificava com o enfermo. Certamente, Ele tomou sobre Si nossas enfermidades (Is 53.4).

Ao tocar seus ouvidos e dizer “Efatá”, Jesus estava não somente curando aquele homem, mas mostrando aos Seus discípulos como seus próprios ouvidos espirituais estavam fechados para as verdades que Ele ensinava. Ao confrontar os fariseus no episódio de comer sem lavar as mãos, Jesus disse à multidão: “Escutem todos e entendam” (v. 14). E disse no v. 16: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. Ele estava mostrando que se Deus não abrir os ouvidos espirituais do homem, este jamais compreenderá absolutamente nada de Sua vontade!

O evangelho nos abriu também os ouvidos. Por termos sido libertos, então pudemos crer no que ouvimos, pois a fé vem pelo ouvir (Rm 10.17). Porém, muito mais que isso, além de termos recebido a capacidade de ouvir a Palavra que nos libertou, também nossa língua foi desprendida (como no original grego diz, que “as amarras” da língua daquele homem se soltaram, o que leva alguns intérpretes a entenderem que houve libertação espiritual), para que pudéssemos confessar a Cristo com nossa boca (Rm 10.9)!

Quão maravilhoso foi aquele dia em que ouvimos a voz de nosso Salvador gritando aos nossos ouvidos: “Efatá”! Nossos lábios também se abriram e hoje podemos falar sem embaraço algum das maravilhas do nosso Senhor!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: