Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0430 - A SALVAÇÃO DA RAINHA DE SABÁ

 


Quando a rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, que honrava o nome do Senhor, foi até ele para pô-lo à prova com perguntas difíceis” (1Re 10.1 – NVT).


Muita especulação tem sido levantada desde a antiguidade a respeito da relação entre Salomão e a rainha de Sabá. Contos judaicos, árabes e etíopes falam sobre um envolvimento romântico entre eles, mas não passam de conjecturas fabulosas. O que sabemos é unicamente aquilo que a Bíblia nos conta a esse respeito.

Fato é que esta rainha ficou sabendo da fama de Salomão. Sabá estava situada a sudoeste da Arábia (atual Iêmen) e era um importante centro comercial. Os empreendimentos mercantis dos antigos sabeus se estendiam por regiões amplas que abrangiam Síria, África e Índia. Em virtude das negociações de Salomão até em Ofir (cf. v. 11), que era próximo das terras daquela rainha, ela pode ter ficado sabendo da fama do rei israelita.

Porém, muito mais do que apenas testar Salomão com perguntas difíceis, uma vez que a literatura árabe é conhecida por seus enigmas e provérbios, a rainha, além de apresentar a Salomão suas próprias perplexidades, ela também se interessou pelo Deus de Salomão. Diz o texto que a fama de Salomão honrava o nome do Senhor. Em outra versão diz que era acerca do nome do Senhor, ou seja, o rei de Israel honrava ao seu Deus com sua sabedoria.

Depois de ter ela comprovado pessoalmente todo o cotidiano do rei Salomão, como era sábio, apreciado as construções que havia feito, como a comida era servida, a etiqueta de seus empregados e como eram oferecidos os holocaustos ao Senhor, diz a versão Corrigida: “Não houve mais espírito nela” (v. 5)!  Isto é, ficou como que fora de si!

O que lhe aconteceu é que ela foi tocada pela presença do Deus de Salomão! Depois de ter expressado sua intensa admiração, aquela rainha disse: “Bendito seja o Senhor, seu Deus, que se agradou de você e o colocou no trono de Israel. O Senhor ama Israel para sempre e, por isso, ele o constituiu rei, para que você execute o juízo e a justiça” (v. 9 – NAA). Aqui ela inverte o elogio e passa a exaltar o Deus de Salomão e não o homem Salomão.

Na realidade, o que mais deve ter impressionado aquela rainha foram as ofertas de holocaustos. O significado daqueles sacrifícios apontava para Jesus Cristo, que perdoa pecados. Jesus disse que “a rainha do sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão” (Mt 12.42). Por que Jesus é maior que Salomão? Dentre todos os aspectos, porque Ele, Jesus, é o sacrifício para o Qual os de Salomão apontavam.

Talvez o maior motivo de Deus ter dado sabedoria a Salomão foi para salvar aquela mulher! Hoje, com Cristo sendo anunciado todos os dias, como você tem se portado perante Aquele que é maior do que Salomão?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário