Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0428 - DEUS É SOBERANO E O ÚNICO SER LIVRE!

 


Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz” (Sl 115.3 – ARC).


Incomoda a maioria dos seres humanos o fato de Deus ser livre, aliás, de ser Deus o único livre. Mas é claro que deveria realmente incomodar, visto que, se Ele e somente Ele é o único ser livre, resulta obrigatoriamente que os demais seres não o são. Porém, isso não deveria incomodar os crentes. Mas, pasmem! Isso também incomoda a maioria dos crentes.

Se, como crentes, cremos no que diz a Palavra de Deus, que ela é inspirada e infalível, então devemos crer absolutamente. Não tem como escolher quais porções da Escritura iremos crer e quais iremos duvidar. Isso não é característica de crente e sim de incrédulo. Se eu escolho em quais partes da Bíblia devo crer, então não é na Bíblia que eu creio e sim em mim mesmo.

É muito cristalino o que diz a Bíblia a respeito da liberdade de Deus. Ele está nos céus, diz o salmista, ou seja, o lugar é altíssimo, é intangível para nós, mortais humanos. Os céus não falam apenas de um lugar geográfico, mas falam também da particularidade transcendental de Deus. Ele não pode ser alcançado por ninguém, exceto se Ele mesmo Se permitir ser alcançado. Se Ele não abrir o caminho, ninguém pode ir até Ele!

A NVT diz assim: “Nosso Deus está nos céus e faz tudo como deseja”. Este é um princípio da Escritura para começarmos compreender algumas coisas sobre Deus, pois tudo sobre Ele é impossível de compreender. Mas o princípio é este, o princípio da soberania de Deus. Ele não pede conselho, Ele faz o que deseja, Sua sabedoria é incontestável e Ele é autossuficiente. Este princípio da soberania de Deus deve nos mostrar que se algum conceito entrar em conflito com ele deve ser imediatamente abandonado!

O conceito popular de livre-arbítrio é um exemplo. A maioria pensa que os seres criados por Deus têm livre-arbítrio. Mas este é um conceito que conflita frontalmente com o princípio da soberania divina. E o que entra em conflito com este princípio deve ser descartado. Não há como conciliar o livre-arbítrio humano com a soberania divina. Ou Deus é soberano, ou o homem é livre. Ambos ao mesmo tempo são contraditórios. Portanto, qual conceito deve ser abandonado? Obviamente o conceito popular antibíblico.

Dentre muitas objeções a esse princípio tão claro nas Escrituras, algumas pessoas dizem que o verdadeiro amor é aquele onde há liberdade para amar ou não. Outros dizem que a verdadeira responsabilidade é aquela onde há liberdade para obedecer ou não. Mas a Escritura nega todas as objeções que querem retirar o princípio da soberania de Deus.

Quanto ao amor, ela diz: “É nisto que consiste o amor: não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados” (1Jo 4.10 – NVT). Portanto, o amor não depende de liberdade alguma e sim se Deus vai ou não nos amar. Quanto à responsabilidade, a Bíblia não diz que somos responsáveis apenas se formos capazes, antes, ela diz que temer a Deus e guardar Seus mandamentos é o dever de todo homem (Ec 12.13).

Não se incomode pelo fato de Deus ser o único livre que existe. Ele é o único que sabe lidar com a liberdade. Todas as criaturas são limitadas e dependentes da soberania do Criador! As criaturas já fazem besteira não sendo livres, imagine se fossem...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Louvado seja para sempre o soberano Senhor 🙏

    ResponderExcluir
  2. Realmente o livre árbitreo nunca fez sentido para mim em relação a Soberania de Deus...está sempre foi uma dúvida profunda. Por isso a Predestinação fez tanto sentido para mim. Glória a Deus!!

    ResponderExcluir