Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0431 - O CONSELHO DE GAMALIEL É INFALÍVEL?

 


Portanto, meu conselho é que deixem esses homens em paz e os soltem. Se o que planejam e fazem é meramente humano, logo serão frustrados. Mas, se é de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los. Pode até acontecer de vocês acabarem lutando contra Deus” (At 5.38,39 – NVT).


Gamaliel foi um dos mais famosos rabinos de seu tempo. Era membro do sinédrio, da seita dos fariseus e doutor da lei, tido em grande reputação pelos judeus. Foi professor de Paulo (At 22.3) e, de acordo com o Talmude, era neto do ilustre rabino Hillel, que foi o líder de uma das duas grandes escolas de interpretação legal judaica.

O sumo sacerdote da época, Caifás, se ajuntou com os saduceus e, cheios de inveja prenderam os apóstolos, porque estes operavam muitos sinais e prodígios, de modo que o povo lhes admirava (At 5.12s). Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, libertando-os e recomendando-lhes que continuassem pregando o evangelho. Ao amanhecer, Caifás mandou que buscassem os apóstolos para serem apresentados no sinédrio, mas não os acharam! Eles estavam livres, pregando no templo de novo...

Levados pelos guardas ao sinédrio para serem interrogados, os apóstolos deram a resposta que até hoje usamos para limitar nossa obediência à lei: “Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana” (At 5.29 – NVT). Furiosos, queriam matá-los.

Aqui entra Gamaliel. Pediu que retirassem os apóstolos e disse aos membros do sinédrio que cuidassem no que estavam prestes a fazer. Citou Judas e Teudas como exemplos de levantes que houve em Israel e não deram em nada. Mas se a obra dos apóstolos durasse, então seria de Deus. Assim, muitos usam a fala de Gamaliel para saberem se uma obra é de Deus ou não.

Mas, ainda que a fala de Gamaliel demonstre um ponto de vista louvável, ela está registrada não como uma doutrina e sim como um pensamento humano, baseado em fatos que haviam ocorrido no passado. Ou seja, se esse fato se repetisse com os apóstolos, então a fé cristã nada mais era do que mais um fogo de palha entre os judeus.

Em segundo lugar, Atos é um livro histórico, do qual não se pode formular doutrina, exceto se confirmada nas cartas. Ali Lucas relata o que aconteceu e não que aquilo que aconteceu deve se tornar regra para a igreja de todos os tempos (os evangelhos e as cartas sim, fazem isso).

Terceiro, Gamaliel considerou apenas um ponto de vista: que Deus preserva Sua verdade. Mas deixou de observar que Deus também permite que falsos ensinos se alastrem. Temos visto, por exemplo, tantas heresias e seitas que continuam a crescer no mundo, inclusive no meio da igreja, algumas delas com longos séculos de existência e nem por isso vêm de Deus! Se a fala dele fosse válida, os próprios judeus já teriam se rendido ao Cristianismo, visto que dura até hoje!

Portanto, as palavras de Gamaliel não servem como padrão para nós, pois, como disse o próprio Cristo na parábola, trigo e joio existirão juntos. O que temos que ter é discernimento para saber o que é de Deus o que não é.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: