Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0438 - CONSELHOS PARA UMA VIDA QUE GLORIFICA A DEUS

 


E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las” (Ef 5.11 – NAA).


Depois de ter dito uma lista de pecados no início do capítulo, ainda que não seja uma lista exaustiva, o apóstolo Paulo alerta a igreja a não se deixar enganar por palavras vazias (v. 6). É quase certo que falsos mestres estavam dizendo aos crentes efésios que essas coisas não tinham nada a ver. Aliás, é um termo que prevalece até os nossos dias, em que falsos pregadores também estão relativizando a Palavra de Deus.

Paulo diz que é por causa destes pecados que vem a ira de Deus sobre os desobedientes e, por esta razão, os crentes não devem participar “daquilo que eles fazem” (v. 7). Por quê? “Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” (v. 8). Observe a razão: vocês não são mais o que eram no passado, então por que participar com aqueles que pertencem ao seu passado? Agora vocês são luz no Senhor. Veja que ele não diz que somos luz por conta própria, mas apenas no Senhor. Somente podemos brilhar se estivermos em Cristo.

No v. 10, Paulo diz que os crentes devem tratar de discernir o que é agradável ao Senhor. A vida cristã consiste em viver para a glória de Deus. Foi para isso que Ele nos salvou (1.6,12). Se para isso fomos salvos, então nosso dever é nos empenhar a cada dia em entender o que agrada ao Senhor.

Ao mesmo tempo em que devemos tratar de compreender as coisas que agradam a Deus, devemos tratar também de reprovar as obras das trevas (v. 11). O crente não é um ser isolado do mundo, que vive em adoração a Deus sem se importar com o que acontece ao seu redor. Paulo diz que nós também devemos tratar de reprovar as obras das trevas, caso contrário, estaremos sendo cúmplices delas.

Enquanto aqui no v. 11 ele chama as obras das trevas de infrutíferas, no v. 9 ele diz qual é o fruto da luz, a luz que somos no Senhor: ele diz que “o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade” (v. 9). Bem, nós sabemos o que acontecerá à árvore que não produz bom fruto – será cortada e lançada ao fogo (Mt 3.10). Mas o crente verdadeiro produz seu fruto na bondade, na justiça e na verdade.

Paulo encerra esta advertência, alertando aos cristãos que não vivam como tolos e sim como sábios. Os tolos são os ímpios, que ele citou no cap. 4.17-19. Eles são “levados por pensamentos vazios e inúteis. A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza” – NVT.

Quanto aos salvos, eles vivem “aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus” (v. 16). Nestes tempos, em que o maligno opera fortemente, não há tempo a perder com este mundo. Crente que não procura compreender qual é a vontade do Senhor é um insensato (v. 17) e, por isto mesmo, está perdendo seu tempo nesse mundo mau. Que o Senhor nos ajude a olhar para esses textos bíblicos e reformular nossa vida prática para a glória de Deus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Que a graça do Senhor Jesus, continue me sustentando a cada dia fazer somente a vontade de Deus, agradando ELE em tudo

    ResponderExcluir