Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0429 - AS TRÊS VIAS DO PRINCÍPIO DA GLÓRIA DE DEUS

 


Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo” (Ap 14.7).


O princípio da glória de Deus caminha em três vias, basicamente. A primeira via é a forma como Deus trata com a questão do mal e do pecado em si, de forma que mesmo estas coisas ruins caminhem para Sua glória. Sabemos que tudo o que Deus criou é bom, sabemos também que o pecado entrou na criação dEle não de modo surpreendente, mas com Seu decreto e, ainda que a origem do mal seja um mistério para a grande maioria, sabemos que não pode estar fora do plano de Deus.

A forma como Deus trata o mal e o pecado não é a mesma forma como nós tratamos. Deus nos proíbe chamar o mal de bem e vice-versa (Is 5.20). Deus nos proíbe de cometermos o mal, bem como nos proíbe não praticar o bem etc., mas Ele mesmo sabe lidar com o mal e o pecado para Sua própria glória. Deus domina o mal tanto quanto domina todas as coisas. Ele não Se contamina com o pecado, embora use as ações pecaminosas dos homens para Sua glória, como o caso do assassinato de Jesus Cristo, por exemplo (At 2.23; 4.27,28). Deus pode chamar o mal de bom (não de bem) teleologicamente.

A segunda via pela qual caminha o princípio da glória de Deus é como o crente lida com isso. Sabemos que toda a criação foi feita para a glória de Deus – os céus proclamam a glória de Deus (Sl 19.1). Mas os crentes evidenciam a glória de Deus de modo diferente. Eles fazem isso numa demonstração de zelo moral e espiritual que incomoda o mundo. Há muitas pessoas que caminham moralmente incensuráveis, mas o crente o é de modo mais elevado. Paulo diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Os crentes revelam a glória de Deus em pequenos detalhes também.

Não se pode usar o pecado para a glória de Deus. Se, por exemplo, o crente deve comer para a glória de Deus, isso significa que ele não deve pecar ao comer. E um dos pecados relativos à comida é a gula, ou glutonaria. O crente não deve cometer esse pecado e, ao mesmo tempo, dizer que está comendo para a glória de Deus. Como Deus nos proíbe de pecar (pois não podemos ter um relacionamento correto com o mal), então não temos autorização para fazer o que Deus proibiu e dizer que é para Sua glória.

Finalmente, a terceira via é que todas as coisas, boas ou ruins, caminharão para um só final: o louvor da glória de Deus! Mesmo que Deus nos proíba de pecar e, ainda que os pecados dos homens hoje manchem a glória de Deus, sabemos que no final, todas as coisas, boas ou más, concorrerão para que Deus seja glorificado! Asafe diz: “A rebeldia humana resultará em tua glória, pois tu a usas como arma” (Sl 76.10 – NVT).

A condenação dos ímpios e a salvação dos eleitos, ambas as coisas terão um só propósito: a glória de Deus! O crente vive para glorificar a Deus aqui, como fez Jesus (Jo 17.4), através de sua obediência. Os ímpios vivem aqui para zombar de Deus com seus pecados, mas no fim, ambos os comportamentos resultarão na glória de Deus. Nos salvos, o amor e a misericórdia de Deus serão reconhecidos e, nos perdidos, Sua justiça será vindicada eternamente!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário