domingo, 16 de novembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 679 - MALDITO QUEM NÃO AMA O SENHOR!

 


Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema! Maranata” (1Co 16.22).


Segundo Jesus Cristo, o maior mandamento consiste em amar a Deus de todo o coração, alma, entendimento e forças (Mc 12.30). Como o homem já nasceu em um estado de queda e depravação total, sua postura em relação a Deus já é uma postura de inimizade e separação, ou seja, por meios naturais, ele não ama ao Senhor.

Ainda, segundo Jesus Cristo, não existe meio termo com relação a Deus. Ou alguém é por Ele ou é contra Ele; ou alguém com Ele ajunta, caso contrário, espalha (Mt 12.30). A conclusão lógica dessa fala de Jesus é que, se alguém não O ama, então esse alguém O odeia. Não há como estar em cima do muro quanto a essa questão.

O termo anátema significa “consagrado ou devotado para destruição”. Esse é um significado muito amedrontador! Sabemos que Deus separa para Si com propósitos de salvação e bênção. Mas separar alguém para a destruição é simplesmente horrível! A palavra indica um banimento completo da presença de Deus, assim como a serpente foi amaldiçoada e banida do Éden (Gn 3.14) e Caim também (Gn 4.11).

Quando o Salvador foi enviado ao mundo, o que lemos é o seguinte acerca da reação dos homens a Ele: “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.19). Isso mostra que o homem naturalmente não ama a Deus, antes O odeia.

Quando os homens amam ao mundo, não podem amar a Deus. É contraditório, porque Deus Se opõe ao mundo! Tais pessoas não têm em si o amor de Deus. Diz o apóstolo João em sua carta: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2.15). Quando alguém ama o dinheiro também não pode amar a Deus, disse Jesus, em Mt 6.24. Estas são algumas pistas negativas para sabermos se amamos a Deus ou não.

Agora temos também pistas positivas, para sabermos se amamos a Deus. Jesus diz que se alguém O ama guardará Sua Palavra (Jo 14.23). O apóstolo João diz o mesmo: “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos” (1Jo 5.3a). Ainda, o apóstolo diz que quem ama a Deus, ama também a seu irmão (1Jo 4.21).

Para finalizar, aquele que ama ao Senhor não deve ter medo do dia do juízo. O apóstolo diz assim: “Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo” (1Jo 4.17). Nós podemos confiar que não seremos condenados no dia do juízo, não porque nosso amor brotou de nosso coração para Deus, mas ao contrário: “Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4.10).

Se você ama ao Senhor, é porque Ele te amou primeiro (1Jo 4.19)! É somente por causa do amor dEle por você que você não será anátema, maldito, nem banido de Sua presença. Você ama ao Senhor? Então diga “Maranata”, isto é, “vem, Senhor”!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: