“O que imaginais vós
de YHVH? Ele arrasará e, certamente, não fará vingança duas vezes ao seu
inimigo” (Na 1.9 – BTX).
O conceito mundano sobre Deus é completamente desvirtuado da realidade. São muitas vozes provenientes de muitas mentes pecadoras querendo dissertar sobre a Pessoa divina e Suas qualidades. Entretanto, a mente mundana é pecaminosa e, por isso mesmo, entenebrecida sobre qualquer assunto que se refira a Deus e ao que é espiritual.
A única revelação que Deus quis fazer de Si mesmo ao homem, além da criação, que já revela a glória e a existência dEle, como também Seu eterno poder, foi a Bíblia apenas. Através de experiências que Deus mesmo concedeu a homens que Ele quis chamar e a estes mesmos homens os moveu por Seu Espírito, a fim de que escrevessem as verdades sobre estas revelações inspiradamente, de modo inerrante, foi dessa forma que Deus quis Se mostrar aos homens.
Mesmo alguns conhecendo a Bíblia, ainda fazem recortes de suas páginas para transmitir ao mundo um conhecimento aleijado de Deus. Como os pecadores odeiam saber sobre seus pecados e sobre suas consequências funestas, assim também odeiam saber sobre o Deus de ira revelado nas páginas da Sagrada Escritura.
Naum revela muito sobre esse Deus. Ele diz no v. 2 que Deus é “zeloso e justiceiro”. Diz que Ele “é lento para a ira, grande em paciência, mas não terá por inocente ao culpado” (v. 3a). Deus não Se intimida com as mais pavorosas tormentas do universo. Ele “caminha no turbilhão e na tormenta, e as nuvens são o pó de seus passos” (v. 3b). Ele “repreende o mar, e o faz secar, evapora todos os rios” (v. 4). “Diante dEle tremem as montanhas, os outeiros se derretem” (v. 5).
Que pensam os homens de Deus? São todos obscuros no entendimento (Ef 4.18). Naum diz que Deus não fará vingança duas vezes, isto é, Ele não precisará atacar novamente, pois Seu golpe será fatal sobre os inimigos (v. 9).
Entretanto, há outro sentido em que Deus não atacará duas vezes os inimigos. Alguns inimigos Deus amou por Sua livre graça (Rm 5.8). A estes inimigos que Ele amou, Ele resolveu punir seus pecados em Cristo na cruz! E uma vez que nossos pecados já foram vingados na Pessoa do Filho de Deus, nós não seremos vingados pela segunda vez! Podemos ter convicção de que estamos salvos, pois, como disse o apóstolo: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10).
Jesus quis ser punido em nosso lugar. Deus é justo e não
cobrará pelos mesmos pecados duas vezes, como disse o profeta Naum. Se estamos
em Cristo, justificados nós fomos pela fé nEle. E não há mais nenhuma
condenação para quem está em Cristo Jesus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson

Amém! Deus é bom.
ResponderExcluirAmém! 🙏🏻
Excluir