segunda-feira, 23 de junho de 2025

MEDITAÇÕES MISSIONÁRIAS (PARTE 02/03) - IGREJA, A SEMENTE MISSIONÁRIA DE CRISTO

 


Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo irá preservá-la para a vida eterna” (Jo 12.25).

 Por: Pr. Héber Simey

Quando se trata do assunto missionário e o papel que a igreja de Cristo possui neste cenário, vários equívocos são evidenciados, deixando de lado o verdadeiro sentido e significado da missão do povo de Deus nesta terra. Não vamos aqui tratar dos equívocos, mas sim do que realmente Jesus disse nesse texto para nos mostrar que existe uma realidade vigente na missão do Seu povo enquanto estiver na labuta desta vida.

Primeiro, que a natureza da igreja é a mesma de Cristo. Cristo deixou isso claro ao Se comparar com o grão de trigo dizendo que, ao morrer, produz muito fruto. O fruto do penoso trabalho do nosso Senhor é gerar a vida nos eleitos. E que vida é esta? A vida que possui a mesma natureza dAquele que Se entregou! Se a igreja não possui a mesma natureza do seu Senhor, é porque sua vida não vem de Cristo. Como igreja, devemos olhar para dentro de nós, a fim de percebermos a natureza de onde fomos gerados. É a esta que pertencemos.

Segundo é que a igreja já se tornou o ingrediente fundamental para a salvação do mundo. Quando reconhecemos a igreja como semente da missão de Cristo, entendemos que ela já possui o elemento fundamental para a salvação dos eleitos que ainda dormem em seus pecados: o evangelho (Rm 1.16).

Terceiro é que a igreja precisa se lançar à terra, para produzir frutos. Lançar-se à terra pode ter aqui o sentido de não considerar sua vida preciosa demais para si mesmo e sim preciosa para cumprir seu propósito. Quem tem uma semente para plantar, não espera que ela seja conservada intacta, bela, preciosa aos olhos, ou até mesmo que sirva de troféu por possuir uma bela natureza em si. Esta bela natureza só será virtuosa se a semente ou o grão for novamente lançado à terra para que morra e, morrendo, produza novos grãos com a mesma natureza.

Muitos de nós temos considerado a beleza da semente apenas na sua essência, mas a igreja não foi chamada para ser vista como bela em si e sim bela em sua natureza de ser igual a Cristo. Lançada ao solo, à terra, para morrer e assim produzir novos grãos, com a mesma natureza dAquele que a chamou, e Deus sendo glorificado nisso.

Não considere sua vida preciosa demais a ponto de preservá-la, mas deixe-a seguir o seu curso natural de morrer para este mundo e produzir frutos para a vida eterna.

2 comentários:

  1. É um dos paradoxos que existem na Bíblia de, se olhar com as lentes do mundo acabamos considerando guardar a preciosa semente, com a lente de Deus vemos que o propósito não só dá semente, mas da igreja é morrer para mundo e viver para a Glória de Deus e salvação dos eleitos. Que Deus continue te usando para trazer esses alertas para nós igreja do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maior verdade... Fomos chamados para dar a vida e não para reter

      Excluir