domingo, 22 de junho de 2025

MEDITAÇÕES MISSIONÁRIAS (PARTE 01/03) - CRISTO, A SEMENTE MISSIONÁRIA DE DEUS

 


Em verdade, em verdade lhes digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12.24).

 Por: Pr. Héber Simey

Este momento relatado no texto de João possui um cenário importante no modo como o ministério de Jesus é apresentado pelo apóstolo amado. A fama de Jesus já percorria o mundo de tal forma, que o conhecimento de Seus milagres havia ultrapassado os limites do território judaico de Seu tempo e agora, em meio a uma festa, alguns gentios (gregos) procuram os discípulos de Jesus, a fim de conhecer o Mestre que, por Sua vez, reconhece que era chegado o momento de Sua entrega.

Para explicitar o propósito para o qual tinha descido a este mundo (v. 27), Jesus faz uso da ilustração de como uma semente é lançada à terra para produção, em comparação com Seu propósito nesta terra. Algumas coisas devemos observar:

Primeiro, Jesus tinha clareza de Seu propósito. Em meio ao momento considerado áureo do Seu ministério terreno, do ponto de vista humano, Jesus sabia que era a hora de morrer. Jesus estava em alta com as pessoas, havia acabado de ressuscitar Lázaro, Seu amigo, e Sua fama percorria por diversos lugares. Talvez fosse esta a hora de aproveitar um pouco mais dos benefícios ministeriais daquele momento, mas não! Jesus compreendia que Seu propósito estava exatamente em ser um grão vistoso para Deus e não para os homens.

Em segundo lugar, Jesus sabia que Sua vida seria espalhada através de Sua morte. Ao subir na cruz do Calvário, Jesus tinha plena consciência de que estava assumindo a culpa do homem e recebendo sobre Si a ira de Deus! Era morrendo que o preço do pecado seria pago. Portanto, o Senhor permitiu que todo o Seu sangue fosse derramado sobre a terra, para que a purificação se tornasse completa. A vida completa se esvai da semente, para que essa vida possa produzir muitos grãos com o mesmo DNA, para a glória do Pai.

Terceiro, a atividade missionária de Jesus consistia em salvar aqueles que o Pai O havia dado. Quando uma semente é lançada à terra espera-se que a entrega dela seja em favor de um benefício maior, ou seja, ela morre para que outros grãos, em grande quantidade, apareçam. Na atividade missionária de Jesus, Ele recebeu a incumbência do Pai de Se entregar pelos Seus (Ef 5.25) e que nenhum deles se perdesse (Jo 6.39,40).

Estes ensinos nos trazem uma real ideia do que significa a atividade missionária executada pelo nosso Senhor. Ele foi lançado ao campo com um propósito claro e definido: permitir que Sua vida se esvaísse, a fim de que muitas outras novas sementes (muito fruto) brotassem com a mesma identidade missionária em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário