Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0387 - NÃO SE ADORA A DEUS À MODA HUMANA

 


Filho do homem, fala aos anciãos de Israel e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Acaso, viestes consultar-me? Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, vós não me consultareis” (Ez 20.3).

 

Um dos maiores erros da geração atual de crentes é pensar que pode adorar a Deus da maneira que lhe convém e ainda ter comunhão com Deus. O que o cap. 20 de Ezequiel mostra é que isso não é possível. Um povo não pode adorar o Deus verdadeiro de qualquer forma e ainda achar que pode consultá-lo e Ele estaria à disposição para responder.


Deus havia dito aos antigos pais, quando os libertara da terra do Egito, que eles lançassem fora as abominações idolátricas do meio de si (v. 7) e eles não ouviram: “Mas rebelaram-se contra mim e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações de que se agradavam os seus olhos, nem abandonava os ídolos do Egito” (v.8).


Eis aqui o grande problema da maioria dos evangélicos da atualidade. Eles não querem abandonar as abominações que agradam a seus olhos e mesmo assim querem que Deus os escute quando vierem clamar! Agora, o fato de Deus muitas vezes ainda atender a esse tipo de crente, não quer dizer que eles estão certos nem que Deus está Se agradando deles. Antes, como diz o v. 9: “O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante das nações no meio das quais eles estavam, diante das quais eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito”.


Se Deus ainda de algum modo preserva essas pessoas é unicamente por causa do amor do Seu próprio nome. Mas a palavra de Deus para estas pessoas é a mesma que Ele mandou Ezequiel proferir: “Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Vós vos contaminais a vós mesmos, à maneira de vossos pais, e vos prostituís com as suas abominações? Ao oferecerdes os vossos dons sacrificiais, como quando queimais os vossos filhos, vós vos contaminais com todos os vossos ídolos, até ao dia de hoje. Porventura, me consultaríeis, ó casa de Israel? Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, vós não me consultareis” (vs. 30,31).


Deus haveria de castigar Seu povo, como de fato o fez no cativeiro babilônico, para que eles aprendessem que não se confunde o nome santo de Deus com as idolatrias deste mundo (v. 37). Isso é algo sério demais! Deus disse que podiam ir servir a seus ídolos, desde que deixassem em paz o Seu santo nome e não O profanassem (v. 39).


Assim também até hoje. Deus não aceita que Seu nome seja confundido com os ídolos da nossa era. Se tem uma coisa que Ele zela profundamente é pela honra do Seu nome. Há muitas reuniões, adorações, cânticos e orações que são feitas em Seu nome, mas não O representam, pois estão repletas de um sincretismo violento, uma confusão sem fim do nome santo de Deus com todas as parafernalhas idolátricas e imorais deste mundo, inclusive nas igrejas.


Deus vindicará Seu santo nome como sempre fez. O único mandamento com ameaça é este: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão” (Êx 20.7)! Deus não terá por inocente aquele que tomar o Seu santo nome em vão. Não se restringe a repetir o nome de Deus, ou usá-lo em juramentos. Mas também quando se vive do jeito que acha e abre a boca dizendo que adora a Deus!


Día tes písteos.


Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário