Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0396 - HAGAR E A SALVAÇÃO PELAS OBRAS

 


Sarai disse a Abrão: ‘O Senhor me impediu de ter filhos. Vá e deite-se com minha serva. Talvez, por meio dela, eu consiga ter uma família’. Abrão aceitou a proposta de Sarai” (Gn 16.2 – NVT).


Já conhecemos a história do patriarca Abraão, de como foi chamado do meio de sua parentela para uma terra desconhecida e como aceitou tudo isso pela fé. Sabemos também que Abraão tinha 75 anos quando foi chamado por Deus e, sua mulher, 10 anos mais nova, era incapaz de ter filhos por ser estéril.

Ele havia recebido também uma promessa de Deus, que de seus lombos teria um filho, através do qual ele seria pai de multidões. Sendo já velho e sua mulher estéril, Abraão creu em Deus, o que lhe rendeu a imputação de justo diante do Senhor! Porém, no meio do caminho, como nenhum crente é perfeito, Abraão sugeriu a Deus que seu servo Eliézer fosse objeto da promessa, pois havia nascido e criado na casa de Abraão. Deus rejeitou a proposta.

11 anos se passaram e Sara fez uma proposta para Abraão, de se deitar com sua serva. Segundo o costume da época, se uma senhora não pudesse ter filhos, podia emprestar sua serva como “barriga de aluguel” e tomar o filho para si. O texto nos diz que Abraão aceitou a proposta, pois imaginava que poderia ajudar a Deus. Afinal, o menino seria filho dele e não apenas um servo, como era Eliézer.

Dessa vez, ele não perguntou a Deus, como havia perguntado sobre Eliézer. Foi lá e fez. O resultado foi uma tensão muito violenta dentro de casa, chegando por fim a ter que mandar embora sua serva e seu filho, devido aos problemas depois do nascimento do filho legítimo e prometido!

Essa atitude de Abraão e Sara representa aquela velha ideia de salvação pelas obras. As pessoas nunca largam o pensamento de que podem fazer alguma coisa boa que agrade a Deus, a fim de serem salvas por Ele! O filho de Abraão que carregaria as promessas, seria o filho da fé e não das obras. Mas, como sempre, o homem esbarra nessa questão. Até mesmo crentes, ainda que não digam que foram salvos pelas obras, mas pensam que só podem se manter salvos por causa delas...

Futuramente, Paulo ensinará que o filho da escrava representa os judeus e aqueles que querem se salvar por sua justiça própria. Já o filho da esposa representa os que são salvos pela graça por meio da fé. Isso foi um golpe para os judeus, que pensavam ser filhos de Sara. Mas Paulo lhes diz que podem até ser carnalmente, mas espiritualmente são filhos da escrava. Os verdadeiros filhos de Sara são os que creem em Jesus Cristo, tanto judeus como de outras nações!

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar” (Ef 2.8,9 – NVT).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: