Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 23 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0394 - O CONSOLO DE RAQUEL

 


Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela. Com isso, cumpriu-se o que foi dito por meio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, choro e grande lamentação. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem” (Mt 2.16-18  NVT).


Raquel, a esposa amada de Jacó, lhe deu dois filhos, a saber, José e Benjamim. Ao dar à luz este último, Raquel teve complicações no parto e morreu. Sem dúvida alguma, ela teve dores e sofrimento terríveis e podemos imaginar lágrimas de angústia e aflição. Havia dado o nome do menino de Benoni, que quer dizer “filho da minha dor”, mas Jacó alterou seu nome para Benjamim, que quer dizer “filho da minha mão direita”.

Na época de Jeremias, os israelitas foram levados para o cativeiro babilônico e o profeta lembrou-se do sofrimento que Raquel teve por seu filho. Assim, ele afirma que Raquel (dessa vez figurada nas cidades) chorava por seus filhos (plural, isto é, os descendentes de Benjamim – 31.15). “Ramá” é uma expressão geral que significa “altura” e esta a que Jeremias se refere era uma das “Ramás” que ficava situada próximo de Jerusalém, perto da estrada onde Raquel morreu.

Na época de Herodes, em sua fúria e pavor pelo medo que tinha que seu trono fosse usurpado (como se ele não fosse usurpador), ele ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo em Belém, para ver se alcançava o menino Jesus com sua espada mortal. Então Mateus se lembra do que havia dito Jeremias mais de 500 anos antes, e diz que novamente Raquel chora, dessa vez representada por todas as mães de Belém, que perderam suas crianças de modo cruel e impiedoso, pela espada de Herodes!

O menino Jesus não foi atingido pela espada de Herodes porque uma espada pior Lhe aguardava – a espada da ira de Deus! Aquelas crianças que passaram pela espada de Herodes, apesar de todo pavor e medo, apesar da dor, do sofrimento e da morte, não provaram nem um miligrama do verdadeiro pavor, medo, dor, sofrimento e morte que Jesus provou da espada de Deus!

Elas morreram injustamente, sim; Jesus também morreu injustamente. Elas morreram por causa de Jesus; Jesus morreu por causa delas! Elas morreram pela fúria de um homem louco, que matava corpos, mas não sabia o que fazer das almas; Jesus morreu pela ira de um Deus santo, que pode lançar no inferno tanto a alma quanto o corpo! Elas livraram Jesus da morte física; Jesus as livrou da morte eterna! Mesmo sendo crianças, morreram em pecado, pois assim todos nascemos; Jesus, sem pecado, na Sua morte levou os pecados delas para que quando forem ressuscitadas vivam eternamente com Ele!

Um dia se cumprirá o que disse Jeremias naquela profecia: “Agora, porém, assim diz o Senhor: ‘Não chore mais, pois eu a recompensarei por seu choro’, diz o Senhor. ‘Seus filhos voltarão da terra do inimigo. Há esperança para seu futuro’, diz o Senhor. ‘Seus filhos voltarão para sua terra’” (Jr 31.16,17 – NVT).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: