Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0397 - A PAZ É RESULTADO DA CONFIANÇA

 


Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26.3).


Desde o AT, a paz jamais está desligada da confiança. Paulo disse em Rm 5.1 que por meio da fé temos paz com Deus e isso não era diferente na antiga aliança. A paz perfeita é aquela que procede do decreto de Deus em dizer que o problema com aquele indivíduo está resolvido. E o problema do homem está realmente resolvido quando este confia em Deus, no recurso de Deus e não em si mesmo ou em seus recursos.

O verbo hebraico diz que o Senhor guardará em perfeita paz. No original, a palavra “paz” se repete: “paz, paz”. É a forma de salientar e enfatizar o caráter dessa paz. É a paz verdadeira, a paz perfeita. Mas quem será guardado nessa paz perfeita? Aquele cujo propósito é firme, isto é, aquele cuja reflexão, cuja mente está apoiada, agarrada e sustentada firmemente no Senhor. E a explicação é óbvia: “porque ele confia em ti”.

As pessoas buscam paz, mas não querem confiar em Quem é digno de confiança. Como alguém pode ter paz sem ter confiança? Como você pode viajar em paz se você não confia na pessoa que ficou vigiando sua casa? Vemos, portanto, que a paz não é algo que se busca – ela é resultado do que se deve buscar, isto é, a confiança.

Mas a confiança também não é apenas repouso da alma e tranquilidade da mente. A confiança é também um exercício da mente. Entre os homens, para confiarmos em alguém, é preciso desenvolver um conhecimento e uma aproximação que gere isso. A confiança em Deus é resultado da revelação que Deus faz de Si mesmo aos homens, mas não uma revelação generalizada e sim uma revelação especial.

Deus já Se revelou de modo geral aos homens pelas coisas que Ele criou e pela consciência, mas o homem no pecado não tem reconhecido o caráter de Deus nessas coisas e, portanto, não desenvolve comunhão com Ele, razão pela qual não confia em Deus. A confiança só pode ser gerada quando há um grau de intimidade que vai além das coisas que reparamos sobre as obras de Deus. Essa revelação especial é a Palavra de Deus, tanto escrita, como a Palavra feita carne, que é Jesus.

Quando, pelo poder da Palavra da pregação, Jesus Cristo é revelado ao ouvinte, então é gerada dentro dele uma confiança profunda a ponto de o indivíduo entregar todos os seus cuidados a Deus e, além disso, entregar sua própria vida! Ele passa a conhecer a Deus por meio de Jesus Cristo, mas este Jesus Cristo como revelado na pregação do evangelho. É tão transformadora esta revelação, que a confiança vem automaticamente ao ouvinte.

Você não terá paz com Deus, a menos que Jesus Cristo lhe seja revelado pela pregação eficaz e verdadeira do evangelho genuíno, não falsificado, que muito existe hoje em dia. Mas ao ouvir o verdadeiro evangelho, Cristo é revelado, sua confiança em Deus será imediata e a paz será o resultado eterno para sua vida!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: