Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE (PARTE 04 - FINAL) - CAVALO AMARELO

 


E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra” (Ap 6.8).


A cor deste 4º cavalo aqui mencionado no 4º selo foi traduzido por amarelo, mas no grego é chloros, ou seja, pálido, uma menção ao rosto pálido de medo, ou ao rosto exangue de um cadáver. Essa visão é medonha e sinistra, pois o cavalo sem cor já denota a mensagem de seu cavaleiro, o qual João diz claramente que é a Morte!

O seguidor deste cavalo é o Hadēs, que foi traduzido aqui por “Inferno”. Em várias passagens, estes dois sempre aparecem juntos (1Co 15.55 – ARC; Ap 1.18; 6.8; 20.13,14). De acordo com Jesus, o Hadēs é o estado em que ficam as almas dos que morrem sem a salvação. Ainda não é o inferno que dura para sempre, para onde vai não somente a alma, mas também o corpo do indivíduo que morreu sem Cristo. Vemos isso em Lc 16 a partir do v. 19, onde o Senhor conta a história do rico e Lázaro – veja bem, aquilo é uma história e não uma parábola. Jesus diz que “havia” um homem, isto é, “existia” um homem, que quando morreu, sua alma foi para o Hadēs.

A Morte e seu inseparável companheiro, que é o Hadēs, trabalham juntos para abocanhar a vida dos seres humanos. A Morte derruba o corpo e o Hadēs engole a alma! As pessoas desconhecem por completo o poder deste terrível inimigo de Deus e dos homens. Os escarnecedores estão aí, zombando do poder da morte, rindo e fazendo gracejo das angústias do inferno. Mal sabem que tipo de terror os aguarda!

João diz que foi dada autoridade a essa dupla pavorosa de matar a quarta parte da terra! É muita gente! Em nossos dias seria algo em torno de 2 bilhões de pessoas! Claro que o sentido aqui é figurado, como sempre em Apocalipse, mas denota realmente muita gente morrendo. Se lhes foi dada autoridade para isso, então é por permissão de Deus que tais catástrofes mortais irão acontecer! Ninguém pode mudar o que está escrito!

Os 4 elementos que esta dupla usará não são uma lista exaustiva, mas apenas indicando que grande parte da população será morta pela espada (agora João usa a palavra romphaia, que é espada longa de guerra e matança, que destrói a longo alcance), também pela fome, isto é, resultado natural da guerra, mas também a fome provocada pelos governos mundiais, a mortandade, ou seja, vírus mortais e pragas que ainda vão atingir o mundo todo, onde grande parte da população vai morrer de peste e fatores químicos e finalmente, as feras da terra, que podem aqui estar simbolizando não os animais selvagens, mas a contaminação por seres transmissores de doenças e radioatividades.

Uma coisa a igreja não teme: a morte e o inferno! Quando Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam sobre Sua igreja, era disso que Ele estava falando, que, apesar de Seus fiéis servos realmente morrerem, como morrem todos os homens, todavia o Hadēs não terá condição alguma de abrir sua garganta para devorar um servo sequer do nosso Deus, pois na morte, nossa alma está assegurada ao paraíso, de onde aguardaremos a ressurreição para reinar com Cristo em um corpo eterno e de glória!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: