Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0389 - CRENTES QUE ACHAM QUE ESTÃO NA GRAÇA

 


Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2Tm 2.1).


A graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca deve ser barateada, desconsiderada, desmerecida ou banalizada. Não é porque recebemos a salvação pela graça que ela não teve preço. Teve preço sim, e foi altíssimo. Pedro diz: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1Pe 1.18,19).

Muitos crentes andam banalizando a graça de Deus, supondo que não precisam fazer mais nada, visto que já foram alcançados por esta maravilhosa graça. Na verdade, para sermos salvos, não precisamos mesmo fazer nada, porque a salvação não vem de um reconhecimento de Deus pelo nosso esforço ou por nossa bondade; a salvação vem por Sua graça exclusivamente, independente das nossas obras de caridade, sejam lá quais forem. O ditado que sempre anda na boca desse tipo de crente é: “Uma vez salvo, salvo para sempre”! E não tem nada errado com esse ditado. De fato, um verdadeiramente salvo não perde a salvação. A questão não é esta. O problema é exatamente o que Paulo está alertando a Timóteo aqui. Ele diz que Timóteo devia se fortificar na graça. Eis o cerne do problema. Muitos se dizem salvos, mas vivem fraquejados e derrotados na suposta graça que receberam! Se, por um lado, uma vez salvo, sempre salvo, por outro lado, uma vez salvo sempre se fortificando!

As pessoas se sossegam em certos chavões e não procuram se avaliar para ver se realmente são salvas, pois o salvo demonstra claramente seu fruto. Não são clichês bonitos que provam que estamos na graça divina, são os resultados, o fruto de uma vida transformada. Se Timóteo pensa que é salvo, diz Paulo, então prove isso se fortificando na graça que o salvou!

Só aqui no cap. 2, Paulo mostra para o jovem pastor tanta coisa que ele deve ter para comprovar que está na graça... Timóteo deveria transmitir a doutrina a homens fiéis (v. 2), deveria participar dos sofrimentos de Cristo (v. 3), não deveria se envolver em negócios desta vida (v. 4), deveria morrer com Cristo (v. 11), perseverar (v. 12), apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que maneja a palavra (v. 15), evitar os falatórios inúteis (v. 16), afastar-se da injustiça (v. 19), se purificar dos erros para ser vaso de honra (v. 21), fugir dos desejos carnais da juventude (v. 22), ser manso e pronto para ensinar (v. 24)...

Eis aí apenas algumas atitudes que devem fazer parte da vida daqueles que se dizem salvos e que estão na graça de Deus! Claro que estar na graça é uma perfeita maravilha, mas não podemos achar que estamos se não há fortificação que comprova nossa estadia na graça de Deus. Fortificar-se na graça é valorizar a graça, que nunca foi de graça!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: