Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0386 - CRER PELO SINAL OU PELA PALAVRA

 


Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: ‘Ele me disse tudo o que eu já fiz.’ Assim, quando chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que Jesus tinha feito em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido” (Jo 4.39,45). NAA.


Já conhecemos a rivalidade que os judeus tinham com os samaritanos. Por causa disso, eles nem sequer se comunicavam, não passavam na cidade um do outro e diz a história que um judeu cuspia de lado quando era inevitável passar por um samaritano.

Mas aqui em João 4, Jesus sabia que era necessário passar por Samaria (v. 3). Ele sabia que ali havia uma eleita, ao contrário do que alguns dizem por aí, que a eleição de Deus é corporativa e não envolve um indivíduo, eis aqui uma única pessoa que Jesus havia recebido do Pai e deveria Se revelar a ela. Depois de haver Se manifestado a ela, aquela mulher foi à cidade e chamou os homens para ouvirem Jesus falar (vs. 28,29). O que aconteceu ali é o que lemos no v. 39. Muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho dela.

Ironicamente, o povo judeu, ainda que do norte, na Galileia, mesmo sendo menosprezados pelos judeus do sul, ainda se consideravam judeus puros, todavia, só recebem a Jesus porque viram os sinais que Jesus tinha feito em Jerusalém, quando todos eles estavam lá, por ocasião da festa. Eis uma enorme diferença: os rejeitados recebem a Jesus pelo testemunho; os que se consideravam povo de Deus não receberiam a Jesus se Ele não houvesse feito milagres à vista deles!

Mas até hoje, as multidões se dividem entre os que creem em Jesus pela Palavra da pregação e os que O recebem por conta de um milagre. O próprio Jesus havia dito que “um profeta não tem honra na sua própria terra” (v. 44). Por isso Ele sai de Samaria, onde os homens haviam crido nEle por causa do testemunho, da palavra da mulher e vai para a Galileia, onde as pessoas não O honravam. Só o receberam porque viram Seus sinais. Tanto que Jesus volta na cidade de Caná, onde tinha transformado água em vinho. Ali, um oficial do rei que estava com seu filho doente, ao ouvir dizer que Jesus estava ali de volta, pediu que viesse curar seu filho. A resposta de Jesus foi irônica: “Se vocês não virem sinais e prodígios, de modo nenhum crerão” (v. 48).

E é assim ainda hoje. As pessoas querem sinais, não para crer, pois quem crê não precisa ver. Aliás, se estiver vendo, isso não pode ser chamado de fé. A fé é pelo ouvir, o ouvir o testemunho da Palavra da pregação e não pelo que se vê. Jesus concedeu graça ao oficial do rei, dando-lhe uma palavra. Diz o texto que ele creu na palavra de Jesus e partiu. Agora sim, creu na palavra, antes de ver seu filho são. Ao chegar em casa, seus servos disseram que seu filho estava curado. Ele se certificou de que foi na mesma hora em que Jesus pronunciou a palavra em que ele creu. Resultado: ele e toda sua casa creram (v. 53).

Ainda que o Senhor te dê algum sinal, não é por causa do sinal que você deve crer nEle, mas sim por causa de Sua poderosa Palavra!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0385 - PISE A PALAVRA HOJE E ELA TE PISARÁ AMANHÃ!

 


A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” (Pv 27.7).


Depois de uma farta refeição, em geral, as pessoas não gostam nem mesmo de sentir o cheiro da comida! Sentem repugnância por algo que, em uma situação distinta, desejariam estar se deliciando. Este provérbio tem um sentido bem popular, mas que abrange uma grande verdade espiritual, como veremos a seguir.

O sentido popular é este, que “quem está com o estômago cheio rejeita até o mel; mas, para quem está com fome, até a comida amarga é doce” (NTLH). Entretanto, o sentido espiritual que este ditado popular nos traz é extremamente preocupante. O mel é, desde a antiguidade, conhecido como um nutritivo e poderoso alimento. Sempre foi valioso e, até hoje, há pessoas que vivem do seu cultivo e comércio. A Bíblia, a Palavra de Deus, chega a se comparar ela mesma com o mel (Sl 19.10), de tão saborosa e proveitosa que ela é.

Entretanto, há muitas pessoas que estão fartas, elas têm em abundância a exposição da Palavra de Deus em sua igreja. Seus pregadores, expositores, mestres e pastores são pessoas extremamente preparadas e gabaritadas para alimentar o rebanho de Deus em suas congregações. E aí, na maioria dos casos, surge o problema preocupante: as pessoas fartas começam a rejeitar a preciosidade do mel e se põem a pisar a Palavra de Deus!

Podemos observar isso: em igrejas onde raramente se põe à mesa um cardápio espiritual saudável e saboroso, quando se ouve pregar a genuína Palavra da verdade, as pessoas se deleitam, ficam extasiadas, extremamente admiradas e totalmente desejosas de terem novamente uma repetição daquela iguaria que receberam. Para elas, que estão famintas, até o amargo, isto é, uma exposição bem rasa e superficial da Palavra já está bom. Quanto mais quando se alimentam de um verdadeiro manjar...

Agora, para aqueles que têm frequentemente a Palavra posta à sua mesa com fartura e deleite, geralmente pisam a comida da Palavra, ou seja, ouvem com desprezo e, ainda que guardem alguma coisa do que foi pregado e ensinado, não levam para sua prática diária. Foi como se ficassem à mesa, enchessem o prato de carnes saborosas e nem sequer levaram à boca; dali mesmo jogaram tudo fora! Enquanto há lugares onde crentes morrem de fome por não terem a Palavra de Deus, há outros lugares em que os que têm a desprezam com indiferença assustadora!

Obviamente, tudo que se planta colhe, pois de Deus não se zomba (Gl 6.7). Um dia a comida faltará, como disse o profeta: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Am 8.11). Sim, aqueles que desprezaram a Palavra sentirão falta dela; talvez não porque ela não estará mais à disposição, mas porque para eles não haverá mais disposição! Fartaram-se demais e agora não há mais apetite para a Palavra. Jesus diz que os tais serão julgados pela própria Palavra que rejeitaram (Jo 12.48).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson