Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0367 - EM DÍVIDA COM OS EVANGELISTAS!

 


Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei – para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo” (Fm 19).


Filemom, um cristão da igreja de Colossos, provavelmente o que recebia a igreja em sua casa, era um senhor abastado que tinha um escravo chamado Onésimo. Este deve ter fugido de seu senhor, lesando-o em alguma posse, roubando-lhe algum bem ou dinheiro. Por providência divina, este escravo fugitivo para Roma, encontra-se com Paulo, é evangelizado pelo apóstolo e se converte ao evangelho.

A carta que Paulo escreve a Filemom é um pedido de aceitação da volta de seu escravo, não mais como um escravo apenas, mas acima disso, como um irmão em Cristo, porque este havia se convertido. Quanto ao prejuízo que Onésimo havia dado a Filemom com sua fuga e talvez alguma lesão financeira, Paulo diz que pagaria. Mas Paulo lembra a Filemom que este devia a si a sua própria vida. Este ponto é que torna interessante o assunto.

Por esta frase, entendemos que Paulo foi quem conduziu Filemom a Cristo pela pregação do evangelho, assim como havia também conduzido o escravo Onésimo. Quão grande é a dívida que temos para com o evangelho que nos salvou! Aquele que nos pregou a graça salvadora deve ser muito estimado, pois nos trouxe a palavra da salvação eterna e isso não tem preço! Nossa alma foi desacorrentada do poder das trevas por alguém que nos pregou o evangelho!

Não sabemos de que maneira Filemom recebeu de volta seu escravo, mas esta palavra deve tê-lo marcado fortemente! Como ele haveria de cobrar alguma coisa de Onésimo, se agora ele voltava como irmão? Como ele cobraria alguma coisa do apóstolo Paulo, se foi por intermédio deste que sua própria alma foi alcançada pelo evangelho salvador? A única opção que restava para Filemom era apenas perdoar e receber de volta seu novo irmão na fé, ainda que este pudesse continuar sendo seu escravo.

Quando Paulo escreveu esta carta ele estava preso. Mas pela pregação do evangelho, ele libertou quem de fato era preso não só física, mas também espiritualmente, Onésimo! Libertou também o seu senhor, Filemom, que, aparentemente livre diante da sociedade, era também antes escravo como seu escravo. O único liberto aqui era o preso chamado Paulo!

Sejamos gratos a Deus por aqueles que nos levaram o evangelho e, ao mesmo tempo, sejamos também condutores do evangelho salvador para a vida de muitos escravos do pecado, ainda que sejam abastados materialmente, pois o pecado não escraviza apenas os miseráveis, aliás, como senhor cruel do homem sem Cristo, o pecado torna todos os homens miseráveis diante de Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: