Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0364 - GOVERNADOS POR CRIANÇAS!

 


O Senhor lhes dará meninos por chefes, e crianças governarão sobre eles” (Is 3.4 – NAA).


Não há coisa pior do que uma liderança frouxa e que perdeu as estribeiras. Em qualquer setor da sociedade, seja no trabalho, na justiça, na política, na escola, na igreja, até mesmo no lar, onde quer que seja que houver fraqueza de direção, haverá também um povo desnorteado, desorientado, completamente sem direção.

Num ambiente assim, é natural que crianças se tornem chefes e assumam o comando. Numa sociedade desestruturada, sem limites, sem autoridade, a figura da criança passa a ser notada e considerada. A influência infantil tem sido um dos maiores desastres da sociedade atual, como foi também nos dias do profeta Isaías. Naquela época, o rei, que inclusive assassinou o profeta, começou a governar sobre Jerusalém com apenas 7 anos de idade e reinou 55 anos! Um rei perverso e desobediente a Deus, que a tradição judaica diz que foi ele, Manassés, quem matou o profeta Isaías, serrando-o ao meio!

Assim como Isaías foi vítima de sua própria profecia, a igreja também será. Já estamos vivendo em dias nos quais os nossos governantes, apesar de não serem crianças na idade, mas são crianças em seus discursos, em seus pensamentos e projetos, são egoístas, medrosos, manipuladores, insubmissos e irresponsáveis. Basta ver como não assumem seu comportamento imoral quando têm que prestar contas à justiça, que também é um retrato de infantilidade!

A liderança eclesiástica não está diferente. Meninos são pastores, pastores são meninos, talvez não na idade, mas são imaturos, são infantis, são neófitos, novos na fé, muitas vezes nem mesmo têm fé, nem sabem em que creem. Sobre os tais foram impostas precipitadamente as mãos (1Tm 5.22).

Mas não somente isso. Isaías também fala que “os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à frente do seu governo” (Is 3.12 – NAA). Numa sociedade feminilizada, os homens se tornaram omissos e mulheres assumiram o papel de governantes. De fato, essa é uma tendência para a qual o mundo se inclina naturalmente, mas ao vermos essa omissão nas igrejas, ficamos aterrorizados! A falta da figura de autoridade masculina, do exemplo cristão masculino e toda essa falha da parte dos homens, deu motivos para o surgimento de autoridades eclesiásticas femininas, o que se tornou também natural agora no meio da igreja.

O profeta diz que tudo isso veio do Senhor, mas não como bênção, e sim como punição por terem desafiado o Senhor (v. 8) e por exibirem seu pecado como Sodoma (v. 9). Os guias do povo o enganaram, destruindo o caminho que deviam seguir (v. 12). Na realidade, isso tudo é uma consequência e não a causa. Isso já é o começo do juízo divino sobre um povo que arruinou a vinha do Senhor (v. 14) com sua liderança enganosa e corrupta.

 Mas, como disse o profeta, “naquele tempo, o Senhor lavará a impureza das filhas de Sião e limpará Jerusalém da culpa do sangue que há no meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador” (4.4). E mais, “um Menino nos nasceu... e o governo está sobre Seus ombros” (9.6). Aguardamos o dia em que esse Menino que “ela deu à luz... há de governar todas as nações com cetro de ferro” (Ap 12.5 – NAA).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: