Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O CONHECIMENTO LIBERTA DA OPRESSÃO


Quando Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8.32), Ele estava completando uma frase que pronunciara anteriormente a esta. Diz no v. 31: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nEle: 'Se vós permanecerdes nas minhas palavras, sois verdadeiramente meus discípulos'". Daí é que se completa com o v. 32. A conjunção "e" antes de "conhecereis a verdade" é aditiva, ela adiciona uma ideia que completa a frase anterior. Neste caso, podemos retroceder o versículo da seguinte forma:

São libertos os que conhecem a verdade; conhecem a verdade os que são discípulos de Jesus; são discípulos de Jesus os que permanecem em Sua Palavra; permanecem em Sua Palavra os que creem nEle.

Fica claro, portanto, que não é apenas conhecer a verdade o que está em questão. Tudo começa pela fé em Cristo. Os que creem em Cristo, por sua vez, devem permanecer em Suas Palavras. Só assim darão fruto, como Jesus mesmo disse em João 15.4: não podemos dar fruto se não permanecermos nEle. Somente os que permanecem na Palavra é que são discípulos verdadeiros de Jesus. Ainda em João 15.8, o Senhor corrobora este ensino, quando diz: "Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos". Então os discípulos verdadeiros conhecerão a verdade, a qual os libertará! Este é o processo. Claro que se formos juntar outras passagens bíblicas, mais além ainda iremos, pois a fé vem pelo ouvir, então para crer é preciso ouvir o Evangelho e para ouvi-lo é preciso que alguém pregue e para que alguém pregue é preciso que seja enviado... (Rm 10.14,15).

Mas fiquemos com o texto de João 8. Alguma parcela da multidão evangélica tem sido escrava ainda de sua ignorância. E parece gostar disso. Pessoas creem num Jesus mostrado por um evangelho estranho ao evangelho dos apóstolos de nosso Senhor. Os pregadores deste evangelho não se enquadram no perfil dos pregadores bíblicos e nem reproduzem mensagens bíblicas, e ainda não aceitam que alguém os questione. Com sua habilidade no falar, levam multidões a seguir seus ensinos distorcidos, enquanto fingem humildade ao dizerem que estão sendo perseguidos porque alguém quer lhes denunciar. E o povo acredita naquele teatro todo. Levanta-se para defender seus pobres coitados "pastores" e "apóstolos".

O fato de alguém acreditar na pregação do Evangelho não torna tal pessoa liberta. É preciso mais que acreditar, é preciso permanecer, é preciso ser discípulo, seguidor de Jesus, é preciso conhecer (ter um relacionamento íntimo com) a verdade, para que haja libertação. Muitos que acreditam no que ouvem estão na igreja, participam dos cultos, dão suas ofertas e dízimos, são batizados e até ceiam na igreja, mas ainda são prisioneiros da ignorância. Inclusive, uma das características destes pregadores é ocultar a verdade, justamente para que continue sendo fácil manipular a multidão. Não se vê nesses lugares estudo bíblico, ensino forte da Palavra, pregações concentradas na Bíblia, pois não é o propósito dos falsos que seus seguidores tenham conhecimento, pois sabem que o conhecimento liberta. Aliás, Pedro mesmo diz que eles oferecem liberdade, enquanto são escravos da corrupção (2Pe 2.19). Uma certa ocasião perguntei a um destes pastores por que na sua igreja não tinha estudo bíblico. Ele me respondeu que o povo não gosta disso. Se ele colocar um dia de estudo em sua igreja, o povo não vai. Porque está acostumado a correr em busca de bênçãos, campanhas, profecias, curas, etc. Fiquei entristecido, pois a culpa não é só dos líderes, mas o próprio povo mostra onde está seu interesse!

Enquanto isso, essa parcela da multidão vive no sincretismo religioso. São católicos domingo de manhã, evangélicos domingo à noite e espíritas em algumas reuniões e consultas durante a semana. Não é de se estranhar que uma das características destes líderes falsos dos nossos dias é dizer assim: "Você que é evangélico, católico, espírita, venha para nossa reunião". Não que seja errado convidar tais pessoas aos cultos, mas a questão é que essas três religiões são colocadas num mesmo nível, e o espírita, por exemplo ao visitar essas igrejas, não sente a menor necessidade de abandonar suas práticas antibíblicas para se converter. Até porque lá não se fala em arrependimento...

Mas não é só no sincretismo que vive a multidão. Ela vive na ilusão da salvação. As pessoas pensam que estão indo rumo ao céu, mas suas ações mostram que desejariam viver na terra, enquanto na verdade estão caminhando para o inferno! Claro que isso não se aplica a todos, mas à grande maioria. Porque grande parte das pessoas procura em Cristo e no evangelho, o suprimento de suas carências materiais e emocionais e pronto! Não se pensa no espiritual, nas coisas de cima, na nova criatura, na mudança de caráter... apenas em receber o que se deseja, e não exatamente o que se precisa. E Cristo e Seu Evangelho não estão à venda, nem tampouco são produtos do saco do papai noel.

Alguns conselhos para quem está nessa caminhada ilusória. Faça uma autoavaliação. Pergunte a si mesmo se o que você tem ouvido é de fato o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo. Para responder corretamente a esse questionamento é preciso muito mais do que um simples "sentir no coração". É preciso avaliar o que se tem ouvido com as Escrituras. E mais ainda, é preciso avaliar dentro do contexto da revelação da Bíblia. Se sua igreja não tem estudo bíblico, comece a se preocupar. Se você não pode fazer perguntas nos estudos (claro que não estou falando de perturbar as reuniões), se você é rejeitado por pensar (claro que tem que ser humilde para aprender), se você não pede ao seu pastor para provar na Bíblia (pelo texto e pelo contexto) o que ele tem ensinado, então é bem provável que você esteja num lugar de manipulação e não de libertação.

Outra forma de descobrir se o lugar onde você está é de libertação ou não é se seu líder se coloca como infalível. Os santarrões são exatamente o tipo de gente que gosta de oprimir. Eles nunca erram, sempre olham os membros da igreja de cima para baixo, com ar de superioridade, fazem questão de ser reconhecidos como autoridade, etc. Não estou escrevendo isso para incentivar o leitor a ficar procurando defeitos nos líderes e com isso caracterizá-los como falsos. Não. Todos nós erramos. A diferença está em admitir isso. Mas lembre-se o leitor de que mesmo assim, você foi colocado por Deus em submissão a uma autoridade espiritual. Não deve abandonar seu pastor porque ele erra, mas se ele não reconhece o erro, aí temos um problema. Todos nós somos iguais perante Deus em valor, mas somos diferentes nas funções e, como tal, cada um no seu chamado.

Se você está numa comunidade que gasta mais tempo de suas mensagens falando em dinheiro do que na Palavra de Deus, então é um sinal amarelo de advertência. Não que seja errado falar sobre dinheiro na igreja, aliás é útil. Na minha jornada pastoral, tenho visto, inclusive, que multidões ofertam mais aos falsos pastores e falsas igrejas do que aos verdadeiros pastores e igrejas. Mas a pregação da Palavra não pode ser substituída por um pedido extravagante, quase mendicante e, muitas vezes opressor de dinheiro. Se seu líder é um extravagante, um pedinte desavergonhado de dinheiro, avarento, amante das riquezas, só fala em "prosperidade", um opressor financeiro da igreja, que humilha quem dá pouco, que zomba de quem não tem posses, ou dos que possuem bens de baixo valor, então você está lidando com um falso profeta, não com um pastor. Tenho base bíblica para o que estou falando, portanto não tenho medo de falar. Clique aqui para ler sobre os inimigos da cruz de Cristo.

Se sua vida eclesiástica encontra-se nestes termos, não tenha receio de sair deste ambiente vil, que por fora tem aparência de igreja, mas lá dentro é cheio de ossos secos, tentando mostrar uma espiritualidade e vida que não existe. Outra característica destes opressores é que fazem tão fortemente uma lavagem cerebral na multidão, que se alguém se desperta para esta realidade, acaba ficando com medo de sair daquele meio, pois são acostumados a ouvir que se alguém sai do meio deles é amaldiçoado, não vai prosperar em lugar nenhum, e outras aberrações mais. Não ligue pra isso. Saia mesmo, pois se sua mente se abriu é porque você quer permanecer nas palavras de Jesus e, sendo discípulo dEle, a verdade está libertando você. Portanto saia desta opressão o quanto antes, sem medo algum. E não estou dizendo isso com o objetivo de incentivar a rebelião contra a autoridade, como alguém poderia supor, pois não estou orientando a você sair de uma igreja séria, cujo pastor é sério com seu compromisso pastoral e as Escrituras, mas estou falando de um lugar com as características das quais já falamos neste artigo. Isto não é rebelião e minha atitude em falar isto é apoiada pelas Escrituras: "Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne" (Jd 20-23).

Não tenha medo de conhecer a verdade. Ela liberta da opressão, não só dos espíritos malignos, mas também da malignidade dos homens que se dizem de Deus!

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESTUDO BÍBLICO DA SÉRIE - PECADOS NA BÍBLIA (A AVAREZA)

Mais um estudo bíblico da série "Pecados na Bíblia". Esse estudo fala sobre o pecado da avareza. Clique abaixo para fazer seu download.

http://www.mediafire.com/download.php?shids92eee62z2n


Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

TRAGÉDIA: BISPO ROBINSON CAVALCANTI É ASSASSINADO A FACADAS!



A igreja brasileira perde um de seus maiores expoentes. O bispo Robinson Cavalcanti e sua esposa foram assassinados a facadas pelo seu filho adotivo!

O bispo era colunista da revista Ultimato e autor de livros como Cristianismo e Política - teoria bíblica e prática histórica e A Igreja, o País e o Mundo - desafios a uma fé engajada.

Que tragédia! Não tenho palavras! Oremos irmãos...

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 3.9-12

Este sermão fecha a ideia da primeira parte do capítulo 3 de Tiago. A partir do v. 13 teremos outro assunto a ser tratado pelo apóstolo irmão de Jesus, o qual será postado na semana que vem. Até o v. 12, Tiago completa a primeira parte do cap. 3, mostrando como a língua é incoerente, pois na natureza, criação de Deus, tudo funciona do modo para o qual foi planejado, entretanto, a língua trai este propósito, pois funciona para ambos os lados, para o bem e para o mal... Bom download.


Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PREGAÇÃO TEMÁTICA SOBRE FAMÍLIA - PB. ALEX SANTOS

Clique abaixo para fazer download deste sermão sobre "Duas qualidades da família cristã" em Fp 4.4,5, pelo Pb. Alex Santos.

http://www.mediafire.com/download.php?3o5zpbq989qwdqd

Baixe também uma canção antiga do Ozeias de Paula interpretada por mim (Eu e Jesus).

http://www.mediafire.com/download.php?xda84gb12ibfl23

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COREOGRAFIA DO GRUPO D.A.N.C.E.M.O.S. NA CRE 2012



Coreografia do Grupo D.A.N.C.E.M.O.S. (Dançando Apresentamos Nosso Corpo Em Movimento e Oferta ao Senhor).

Arte e arranjo da música e da dança: Pb. Alex Santos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 3.7,8

Sermão Expositivo pregado na IMVC - Vilhena, pelo Pr. Cleilson, baseado em Tiago 3.7,8.

Clique abaixo para fazer seu download.

http://www.mediafire.com/download.php?02981tl62a2rba0

Também mais uma canção do Ozeias de Paula interpretada por mim

http://www.mediafire.com/download.php?8j3962qrdiy149l

Dia tes písteos.


Pr. Cleilson

PREGAÇÃO SOBRE FAMÍLIA - PB. NINO

Pregação do Pb. Nino da 1ª Igreja Presbiteriana Renovada em Vilhena sobre família.

Foi usado o texto da história de Abigail e Nabal.

http://www.mediafire.com/download.php?21i54mg6zyitmn6

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DE APOCALIPSE 11?


As opiniões que levam em conta Moisés, Elias, Enoque, AT e NT, entre outras como sendo as duas testemunhas do Apocalipse não consideram o estilo literário do livro. Os literalistas, por exemplo, foram apanhados em sua ingenuidade e tropeçaram nas informações do v. 6: "Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem". Com as informações deste versículo, os literalistas (entre eles, os assembleianos e quase todos os pentecostais, bem como a maioria dos batistas nacionais) tropeçaram. Levaram o texto "ao pé da letra", como é costume dos literalistas e se esqueceram de uma regra básica e simples da Hermenêutica: "Considere o estilo literário do livro". Os literalistas fazem isso por causa de outra regra hermenêutica: "Interprete todo texto literalmente, a não ser que o contexto indique o contrário". O problema no entendimento dessa regra é que muita coisa na Bíblia fica subjetiva e o leitor, por não conseguir (ou não querer) discernir o contexto, seja por qual motivo for (geralmente é porque o contexto destrói seu conceito), acaba por desconsiderá-lo e interpreta certas passagens figuradas de forma literal, o que é um erro imperdoável na interpretação bíblica.

Não só Apocalipse 11 tem sido exemplo desse pouco caso que se faz com o contexto, como todo livro tem sofrido esse abuso. Apocalipse é um livro para ser interpretado à luz de outras passagens mais claras da Bíblia em conexão. Ele é um livro profético e, como tal, precisa ser visto com seu respectivo simbolismo.

O anjo que acompanha João na amostra dos eventos desde o início do livro diz a ele quem são estas duas testemunhas: "Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra" (v.4). Onde encontramos referência a estas duas oliveiras? Em Zacarias 4. Nos vs 1-3 está escrito: "E o anjo que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono, e disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda". Depois que o anjo explica a Zacarias a função e o propósito para com Zorobabel, ele pergunta ao anjo: "E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra" (vs 12-14).

Como já sabemos, os dois ungidos na época de Zacarias eram Josué (o sumo-sacerdote - favor não confundi-lo com o Josué da época de Moisés, pois há mil anos de diferença entre um e outro) e Zorobabel (o governador, sucessor legítimo por descendência do trono de Davi, só que não podia ser rei porque o império da época era o medo-persa e Israel, como outras nações eram sujeitas a Ciro e seus sucessores). Mas os dois ungidos eram esses: Josué e Zorobabel. Um como sacerdote, outro como rei. O que isso tem a ver com Apocalipse? Então as duas testemunhas são Josué e Zorobabel? Não. Mas aquilo que eles representam.

Veja que no NT, a começar pela carta universal de Pedro, os crentes recebem essa dupla função - são sacerdotes e reis: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real..." (1Pe 2.9). O apóstolo João entende essa verdade de Pedro e a transcreve na introdução de seu livro profético: "E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai..." (Ap 1.6), bem como também na visão que ele tem do Cordeiro no trono: "E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes..." (Ap 5.10).

Se o anjo diz para João que as duas testemunhas são as duas oliveiras, então temos que retornar ao texto a que João faz referência, que, no caso, é o do profeta Zacarias. Estudiosos já chegaram a calcular mais de 400 referências que João faz ao AT (William Hendriksen - Mais que Vencedores)! Então, voltando ao texto ao qual João faz referência conseguimos localizar as duas oliveiras, que são Josué e Zorobabel, na sua função de sacerdote e rei. Analisando as referências neotestamentárias acerca de reis e sacerdotes, encontramos, não somente Pedro, mas o próprio João falando sobre isso em seus escritos. E os reis e sacerdotes a quem eles se referem é a igreja. Portanto, chegamos à conclusão que nós mesmos, ou seja, a igreja, em seu duplo papel (reis e sacerdotes) é que são as duas testemunhas! O autor acima mencionado ainda acrescenta o significado relacionando com a ordem de Jesus aos Seus missionários, enviando-os de dois em dois (Lc 10.1), "o que falta a um, o outro supre". Acrescenta ainda que, assim como Josué e Zorobabel representam os ofícios pelos quais Deus abençoou a Israel, assim também durante a era do Evangelho ele abençoa sua Igreja por meio de ofícios, a saber, a pregação da Palavra e o ministério de sacramentos.

Agora vamos aos demais fatos que circundam estas duas testemunhas em Ap 11.

As duas testemunhas profetizarão pelo período de 1.260 dias. Alguns veem nisso aqui o período que compreende desde a 1ª até a 2ª vinda de Cristo, ou seja, o período da igreja. Outros veem aqui apenas o período final, chamado de "Grande Tribulação". Não tenho objeção a nenhuma destas duas visões, porque biblicamente a igreja prega o evangelho desde a ascensão de Cristo até a parousia, portanto, continuará pregando na época da Grande Tribulação. O importante é ver nesta passagem que se as duas testemunhas representam a igreja, então, obviamente a igreja estará na terra no período da Grande Tribulação, pois ela é quem vai continuar anunciando o evangelho (clique aqui para ler minha posição quanto à questão se a igreja vai ou não passar pela Grande Tribulação).

1.260 dividido por 30 (dias de cada mês) é igual a 42 meses. E 42 dividido por 12 (meses de cada ano) é igual a 3 anos e meio. Os dias em que as duas testemunhas hão de profetizar é de 3 anos e meio. Sabemos que 3 e meio é a metade de 7 e que o número 7 é número de plenitude. Portanto, 3 anos e meio representa um tempo que seria pleno, todavia, foi cortado pela metade. Isso não quer dizer que a igreja pregará apenas por 3 anos e meio literalmente, mas que o tempo que seria pleno e completo foi reduzido. Portanto, esse tempo nada mais é do que "os dias abreviados" aos quais Jesus Se referiu em Seu Sermão Profético (Mt 24.22). Como eu disse, alguns veem como sendo todo o período da igreja, que é repleto de sofrimentos e perseguição, mas também pode significar o período intensivo da Grande Tribulação no fim do período da igreja.

O v. 5 diz assim: "E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto". É óbvio que isso não se pode ser tomado literalmente. Mas podemos fazer coro com a Palavra do Senhor a Jeremias: "eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo" (Jr 5.14). A igreja do Senhor quando prega a verdade do Evangelho, ela condena o ímpio com base na Palavra de Deus e essa condenação resulta em destruição. O mesmo se dá com a figura de fazer fechar o céu para não chover e tornar águas em sangue. Na verdade, João apenas está utilizando como símbolo fatos que ocorreram no AT como juízo de Deus aos incrédulos, e usa como título os casos de Elias e Moisés. Em outros termos, assim como Elias e Moisés foram profetas de sua época e julgaram os incrédulos de então, assim também a igreja, em sua época, "nos dias de sua profecia" (v. 6), com sua palavra exerce juízo sobre os incrédulos de agora.

Mas o v. 7 diz que os dias de seu testemunho se acabarão. Estes serão os dias correspondentes à aparição do homem da iniquidade (2Ts 2.3), o anticristo, a besta do Apocalipse. Por aqui ficamos sabendo o que é "que o detém" de 2Ts 2.6. A única coisa que ainda detém o poder do anticristo é a pregação do Evangelho por essas duas testemunhas! Pois diz Ap 11.7: "E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará". Esses dias estão chegando. Tramitações já correm entre as nações para a escolha de um representante mundial com poder outorgado pelas próprias nações (veja a descrição da besta em Ap 13, seu poder [chifres], sua autoridade [cabeças], o número 10 [representando as nações], seu tempo de ação [42 meses], suas blasfêmias contra Deus e os de Deus [v. 6] e sua guerra contra os santos [igreja presente na Grande Tribulação] e sua vitória, como aqui). Quando o testemunho da igreja já tiver alcançado os eleitos, então se manifestará o iníquo. Ele matará e vencerá a igreja (mas só fisicamente, pois espiritualmente a igreja é vencedora sobre a besta - ver Ap 15.2).

A cidade de Ap 11.8, espiritualmente chamada de Sodoma e Egito é uma referência a Jerusalém, pois diz o adendo, "onde o seu Senhor também foi crucificado". Ainda aqui não podemos reduzir o significado simbólico a apenas esta cidade, pois todo sistema neste mundo que se levanta contra os princípios da Palavra de Deus são "Sodoma e Egito", eles também crucificam o Filho de Deus com suas vergonhas e pecados. Portanto, os corpos dos fiéis que se encontram mortos a céu aberto estarão localizados em todas as partes do mundo, onde seu testemunho não foi aceito. Por isso "homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio" (v. 9). Observe que agora já se fala em "dias" e não "anos" (3 dias e meio). Isso quer dizer que, após o martírio de muitos crentes, chegou a hora da vinda de nosso Senhor que "desfará pelo assopro da Sua boca" o anticristo (2Ts 2.8). Os 3 e meio representa a rapidez da vinda de Jesus. Quem lê Apocalipse sabe que no cap. 6.9-11 temos um clamor dos mártires suplicando para que a justiça se realize contra aqueles que derramaram o sangue dos filhos de Deus. É-lhes dito que aguardem, pois ainda muitos irmão seriam mortos como eles foram! Agora está. Aqui completa-se o número dos mortos pelo martírio e agora vem o Senhor para vingá-los!

Os vs. 11,12 são uma expressa referência à ressurreição. Claro que por outros textos bíblicos, este evento está conectado com vários outros. Observe o detalhe de João: "E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram". Como é de se esperar, nada se fala de arrebatamento secreto. Claro que já estamos eliminando a possibilidade destas duas testemunhas serem duas pessoas individuais pelas razões já apresentadas. Os que assim creem, acabam por defender uma ressurreição específica destas duas testemunhas, o que não condiz com mais nenhuma passagem bíblica, pelo contrário, até as contradiz. Os literalistas se veem em maus lençóis, pois não sabem explicar como pode ser Moisés uma destas testemunhas, se Moisés já morreu... e ao homem é ordenado morrer uma só vez (Hb 9.27). Ao argumentarem que pode ser Elias e Enoque, visto que não morreram, eu respondo que ambos foram arrebatados para não ver a morte e também para prefigurar a igreja viva na terra por ocasião da 2ª vinda, como disse Paulo, que será transformada num abrir e fechar de olhos para estar com o Senhor. Elias e Enoque foram vivos para o céu como exceção e não como regra, pois a regra é ir depois da morte. Mas eles também servem de tipo dos crentes vivos que também não morrerão na ocasião do arrebatamento, portanto, não podem voltar para morrer (como era o pensamento de Tertuliano - ele achava que Deus havia levado Enoque e Elias, para poder mandá-los de volta para lutar contra a besta do Apocalipse).

Se alguém argumentar que o v. 13 prova que ainda não é o fim, visto que nem todos morreram, então podemos responder que o apóstolo João apenas está retornando sua "lupa" para os ímpios, uma vez que ele já falou até o fim o que aconteceu com os crentes. Aquele terremoto que destruiu a décima parte da cidade e matou 7.000 pessoas também têm sentido figurado. O número 7 é número de plenitude e o número mil fala de grandeza de abrangência. Então 7.000 quer dizer todos os que têm de ser mortos pelo terremoto em todos os lugares onde ele ocorrer no mundo naquela ocasião. Observe que logo em seguida, toca-se a sétima trombeta (a mesma "última trombeta" que Paulo fala em 1Co 15.52) - Ap. 11.15 e assim virá o fim.

Agora, uma pastoral para nós: como estamos agindo em relação ao testemunho do Evangelho? Temos mesmo sido testemunhas de Jesus por este mundo já governado por Satanás, o qual dará seu poder ao anticristo dentro de pouco tempo? Ou temos nos tornado secularizados, pulverizados pelos modismos do nosso mundo capitalista, de tal modo que queremos aproveitá-lo nas pregações? Se estivermos assim, então seremos facilmente enganados pela sutileza do iníquo. Mas se estivermos sendo verdadeiras testemunhas de Cristo, em compromisso fiel ao nosso chamado de "reis e sacerdotes", então pode acreditar, não seremos tão bem queridos assim, pois o mundo que odiou a Cristo também nos odiará (Jo 15.18-25).

Muitos pregadores de hoje querem o reconhecimento do público a quem pregam. Se esse é o seu caso, então você não tem parte com a ressurreição dos santos. Para ouvir aquela voz naquele dia: "Subi para cá", é preciso andar sem dever nada a este mundo, sem procurar satisfazer suas exigências transloucadas e corruptas. É preciso estar disposto a, se necessário, padecer até mesmo algumas das penas aplicadas ao mundo em que vivemos, como Elias, que viu o ribeiro de Querite secar-se diante dos seus olhos por causa da palavra profética que ele proferiu sobre a seca como juízo para sua nação. Mas Deus não o deixou. Ele o enviou a uma viúva em Sarepta, a qual, por milagre cuidou do profeta e foi cuidada por Deus, de modo a não perecer com seu filho.

Você é testemunha de Jesus?

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 3.6b

Continuação da pregação anterior que completa a ideia do v. 6 de Tiago 3.

Aqui é explicado o que significa o termo "roda da vida", bem como o significado da língua ser inflamada pelo inferno. Tiago não quis dizer que o linguarudo vai para o inferno (o que não duvidamos que pode acontecer), mas ele tem outra coisa em mente quando escreve este final do v. 6.

Bom download.

http://www.mediafire.com/download.php?aapg5r5tc67ob2a

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson