REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0719 - COMO EXECUTAR A CARREIRA CRISTÃ

 


Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1Co 9.24).


Às vezes o cristianismo é comparado no NT a uma carreira, uma competição de corrida. Jesus disse que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 10.22). O autor aos Hebreus escreveu que a nós está proposta uma carreira, a qual devemos correr com perseverança (Hb 12.1). A Timóteo, Paulo disse que “o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2Tm 2.5) e também que ele próprio, Paulo, havia completado sua carreira (2Tm 4.7).

A comparação feita aqui pelo apóstolo serve para alertar os crentes de alguns avisos necessários. Primeiro, que há muitos corredores que não chegarão. Não é o fato de alguém começar na jornada cristã que significa que estará nela até o dia de sua morte. Mesmo se chegar à morte física dentro das fileiras, não significa que tenha completado sua carreira de modo espiritual.

Segundo, que a corrida deve ser de tal maneira que alcancemos o prêmio final. Como vimos, a Timóteo, Paulo disse que há normas segundo as quais devemos lutar. Aqui também ele diz “de tal maneira”, isto é, segundo as normas. Mais adiante, ele irá dizer que não corre sem meta (v. 26). No grego quer dizer “fora da vista, obscuramente, imperceptivelmente, incerto, sem objetivo certo”.

Nesta observação, devemos notar que há muitos corredores que correm de qualquer jeito. Em nossos dias, principalmente, há um conceito de que cada qual serve a Deus, ou vive sua vida cristã do seu próprio modo, desde que tenha fé, o que quer que isso signifique. Mas Paulo diz que temos que correr de “tal maneira”, ou seja, do modo apropriado, estabelecido por Aquele que determina as normas da corrida.

Terceiro, que hoje, nas corridas olímpicas, temos premiações de ouro, prata e bronze, mas na época do apóstolo, somente o primeiro ganhava. Muitos corriam, mas um só levava o prêmio. Na corrida cristã, entretanto, a graça de Deus alcança a todos os que forem fiéis e perseverantes. Mesmo que cheguem em último lugar, eles também levam o prêmio. O segredo é que corram conforme as normas e sejam perseverantes.

Na sua carreira de cristão, você tem sido humildemente submisso às normas da corrida? Ou seja, você tem obedecido aos critérios da Palavra para viver sua vida cristã? Na sua carreira, você tem sido perseverante, ou algum obstáculo fez você desistir? Lembre-se de que deve correr “de tal maneira” e não do seu jeito. Lembre-se também de que não pode parar nem retroceder. Somente assim, poderá correr de tal maneira que alcance o prêmio.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Comentários

Postar um comentário