quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0692 - PARA QUEM ESTÁ NO POÇO, A SOLUÇÃO VEM DE CIMA

 


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).


Depois que Adão caiu no Éden, nunca mais houve alguém capaz de reverter a situação perante Deus. A queda do primeiro casal no jardim foi a queda da humanidade. A corrupção de nosso primeiro pai foi legada a todo ser humano que nasceu depois dele, de modo que o resultado final foi a separação de Deus. Isso que quer dizer “morte”.

O próprio estado caído e falido do homem faz com que ele pense que consiga reverter esse quadro fatal. Em sua mente carnal e pecaminosa, ele acha que pode fazer alguma coisa para se ajeitar com Deus, mas não pode! Isso é um engano do seu coração caído.

Em geral se pensa que “boas obras” agradam a Deus. E, quando se pensa em boas obras, normalmente se pensa em fazer atos de caridade para pessoas carentes. Ora, mas não foi contra pessoas carentes que nós pecamos! Nós pecamos contra Deus! E, nesse caso, nós é que ficamos carentes – carentes da glória dEle, da qual fomos destituídos (Rm 3.23)!

Deus considera nossas obras de justiça como trapo da imundícia, foi o que Ele mesmo disse pelo profeta (Is 64.6). Isso porque elas não procedem de um coração puro. Por melhores que sejam nossas intenções em ajudar um necessitado, nosso coração é corrompido e enganoso (Jr 17.9). Perante Deus isso não tem valor para salvação, embora tenha valor social.

Quando o ser humano pensa que sua bondade para com o próximo pode alcançar o favor de Deus, ele simplesmente ainda está em orgulho, pensando que pode resolver o problema do pecado. Nesse caso, ele despreza a sabedoria e o amor de Deus, aos quais ele diz considerar, pois, se o homem pudesse religar-se a Deus por suas boas obras, Deus não precisaria ter enviado Seu Filho!

A única atitude que agrada a Deus é aquela de profunda humildade, em reconhecer que Deus enviou Seu Filho justamente porque nós não éramos e não somos capazes de resolver o problema do pecado. Quem reconhece isso, abre mão de qualquer mérito e, mesmo que faça boas obras, admite que isso não poderá reconciliá-lo com Deus! Então passa a depender única e exclusivamente de Cristo. Depois disso, pode crer que suas obras serão aceitas por Deus.

Pense o seguinte: depois de Adão, todos nós nascemos em um poço profundo de lama. Ninguém é capaz de sair dali por si mesmo. Nem mesmo as boas intenções podem tirar-nos dessa calamidade. A solução para quem está em um poço profundo vem de cima e não de baixo. Exatamente por isso que Deus enviou Seu Filho. Ele sim, veio de cima, veio do céu, compadecido de pecadores condenados à morte eterna, que jamais podem sair do lamaçal profundo de seu poço de perdição!

Ou você reconhece sua incapacidade e aceita Cristo como único Salvador, ou você está condenado a se debater eternamente nessa lama suja, com a inútil ilusão de que um dia poderá sair de lá! Nenhum ser humano conseguiu resolver esse problema, não é você quem vai conseguir. Somente lá do alto é que veio a solução. E isso, porque Deus assim o quis.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: