quarta-feira, 16 de julho de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0599 - DEUS É GLORIFICADO EM NOSSAS PROVAÇÕES

 


As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir” (1Co 10.13 – NVT).


Se não houvesse a queda de Adão, certamente não haveria provações também. O único homem a ser provado antes da Queda foi o próprio Adão. A provação dele serviu como representação federal da humanidade. Se ele vencesse, não haveria mais provas para ninguém, pois ele teria vencido por nós. Como ele falhou, então nele nós falhamos. Entre outras coisas, esta representação federal de Adão sobre a humanidade mostra o que nós faríamos se estivéssemos em seu lugar. Ninguém se sairia melhor.

As provas e tribulações fazem parte do mundo caído, porém, como Deus jamais perde o controle de absolutamente nada, então, Ele usa as provações e dificuldades como meios de nos testar, nos disciplinar e nos abençoar. Obviamente Ele as usa também para punir e condenar os ímpios, mas com relação a Seu povo, Deus usa as provações para o seu crescimento.

Uma vez que nascemos de novo, poderia se esperar que não tivéssemos mais provações, pois, afinal, Jesus nos elevou da posição de caídos para redimidos. No entanto, por que ainda somos provados? Porque quando ganhamos uma nova natureza, nós não perdemos a antiga. Mesmo o crente nascendo de novo e se convertendo, o velho homem ainda estará nele até o dia de sua morte física, ou até o dia da vinda de Cristo. Então, as provações servem, neste caso, para testar e fortalecer a nova criatura que em nós foi implantada.

Sobre este aspecto, há dois tipos de situações. Há crentes que serão provados mais intensamente, sem pausa nas tribulações e há outros que serão menos provados, com mais tempo de bonança. Deus difere essa questão entre Seus filhos, porque somente Ele conhece a reação de cada um.

Deus sabe, por exemplo, que há crentes que, se forem menos provados, eles se afastarão da comunhão com Deus; por isso Deus usa muitas tribulações para aproximá-los de Si. Há outros crentes cujas provações são um meio de Deus envergonhar o diabo, como no caso de Jó que, sem saber, estava sendo acusado por Satanás de adorar a Deus por interesse. Deus permitiu a prova, Jó sofreu como poucos neste mundo, nunca soube o motivo, mas Deus foi glorificado em um plano cósmico.

Assim, muitos cristãos glorificam a Deus em sua fidelidade, mesmo que não entendam o porquê estão sendo agora atribulados! Pode ser que a fidelidade deles esteja agora mesmo envergonhando Satanás diante de Deus e, no mundo espiritual, sem nós sabermos de nada, Deus esteja sendo glorificado! Por isso, mesmo que você não fique sabendo os motivos nem os propósitos de sua provação, seja fiel, pois você não sabe como Deus está sendo exaltado nisso.

Talvez você esteja vendo crentes que sofrem menos do que você. Não se aflija com isso. Deus é quem sabe o grau de sofrimento que cada crente precisa exatamente para ser aperfeiçoado. Não reclame de suas provas nem inveje seu irmão que sofre menos. Ambos serão aperfeiçoados por meio do sofrimento e, com muita ou pouca provação, Deus será glorificado por meio da nossa fidelidade.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: