quinta-feira, 27 de março de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0549 - DA BOCA DAS CRIANÇAS NÃO VEM O PERFEITO LOUVOR!

 


Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo” (Sl 8.2).


É muito comum ouvirmos dizer que “da boca das crianças vem o perfeito louvor”, como se as crianças fossem puras, inocentes e, por isso, Deus as considerasse como um exemplo de adoração a ser seguido pelos adultos. Todavia, o texto que lemos não afirma isso em hipótese alguma.

Em primeiro lugar, as crianças também são pecadoras. O próprio salmista que escreveu o Salmo 8, também diz em outro salmo que “em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe” (51.5), testificando assim, o pecado original, a corrupção que todos nós herdamos em Adão.

Segundo, porque o balbucio que sai da boca de uma criança não tem nada de inteligente ou de consciente para reconhecer aquilo que é próprio de Deus. No v. 1, por exemplo, o salmista diz: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus”. Uma criança jamais saberia adorar o Senhor reconhecendo e admirando o Seu nome. Nós mesmos, adultos, deixamos escapar que o primeiro SENHOR está todo maiúsculo (referindo-se a Yahweh, o nome de Deus) e o segundo Senhor só com a primeira letra maiúscula (referindo-se a Adonai), imagine se uma criança iria reparar sobre isso e seu significado...

O que Davi está dizendo então? É que Deus usa os fracos e indefesos para executar Suas maravilhas, destruindo os ímpios, seus inimigos. Veja se não é isso que diz o v. 2... Ele diz que Deus levanta força da boca de uma criança que mama para fazer calar o inimigo! Sim, Deus é esplêndido e, de tal forma gigantesco, que põe Sua glória acima nos céus (v. 1), mas também é tão poderoso que, por meio de um gemido de um recém-nascido, faz correr o inimigo e, assim, traz glória para Seu nome! Não é sobre as crianças, mas sobre o SENHOR!

Foi assim que Ele fez, usando um senhor de 80 anos, sozinho, para livrar Israel da escravidão egípcia depois de tantos séculos! Foi assim que Ele usou um juiz que, sozinho, desbaratava os filisteus, com sua força bruta! Foi assim que Ele usou um profeta sozinho, que, ao pregar a destruição, converteu uma capital, com 120 mil habitantes! Isso é como usar o soluço de uma criança para glorificar Seu nome, destruindo os Seus inimigos.

Jesus, quando entrou triunfalmente em Jerusalém, montado sobre um jumentinho, foi interpelado pelos circunstantes, que ouviam as crianças cantarem “Hosana”: “Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? (Mt 21.16).

Jesus, usando a versão da Septuaginta, disse àqueles sacerdotes que o grito de “Hosana ao filho de Davi” que saía da boca daquelas crianças (Hosana quer dizer: “salva-nos, Senhor”) era o sinal de que logo mais tarde, ali na cruz do Calvário, o Filho de Deus iria desbaratar todos os inimigos de Deus: o diabo, a morte, o inferno, o mundo e o pecado... iria colocá-los debaixo dos Seus pés e realmente salvar os oprimidos. Assim, a glória será para sempre dEle e não das crianças!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: