Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0451 - SINAI E SIÃO



Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo... Mas chegastes ao monte Sião” (Hb 12.18,22).

Na Bíblia, os montes sempre tiveram importância na vida dos personagens. Situações cheias de aprendizados ocorreram nos montes e os homens de Deus tiveram muitas experiências. Abraão, no monte Moriá; Moisés, no monte Sinai; Elias, no monte Carmelo e assim por diante. Não muito diferente, Jesus também teve Suas experiências nos montes de Israel. Transfigurou-Se perante Seus discípulos no monte Tabor; foi elevado às alturas estando no monte das Oliveiras, enfim, não podemos negar a importância desta parte geográfica para os personagens bíblicos.

O autor aos Hebreus nos chama a atenção para dois montes: Sinai e Sião. Assim como Paulo, que já havia feito sua alegoria sobre esses dois montes em Gl 4. Ali, o apóstolo compara os judeus de sangue com os ismaelitas, filhos da escrava Hagar, chamando-a de monte Sinai. Na verdade, um insulto para os judeus. Já os crentes, sejam judeus ou não, Paulo diz que são filhos de Sara, e a compara ao monte Sião em Jerusalém!

O autor aos Hebreus também diz que os que são presos à lei ainda estão no monte Sinai. O que tem no monte Sinai? Ali tem escuridão, trevas e tempestade (v. 18). Ali tem uma voz poderosa e cheia de condenação, que não aceita o erro (v. 19). Ali tem a santidade que não aceita proximidade de pecadores (vs. 20,21). Isto é a lei. Ela revela o caráter santo de Deus e a incapacidade total do homem de agradá-lo!

Então, o autor diz que não foi neste monte que chegamos. Mas chegamos ao monte Sião! Como é este monte? Ali é a cidade do Deus vivo, que é a igreja, a Jerusalém celestial, da qual Paulo havia falado em Gl 4. Ali celebram milhares de anjos (v. 22), crentes aperfeiçoados, que já estão na glória (v. 23). Mas o melhor de tudo, quem está ali no monte Sião? Jesus! O Mediador de uma nova aliança (v. 24).

Quando Abraão foi oferecer seu filho no monte Moriá, Deus o impediu e um cordeiro foi oferecido em seu lugar. E quando Salomão construiu o templo no mesmo monte, vários cordeiros eram oferecidos ali. Mas foi no monte do Calvário que o Cordeiro de Deus foi oferecido por cada um dos filhos de Deus. Espiritualmente, todos estes montes são chamados aqui de Sião. O monte do Deus vivo e Seu Filho morto! Para que filhos mortos pudessem receber Sua vida!

O monte Sinai é o monte dos que acham que têm alguma coisa para oferecer a Deus. O monte Sião é para aqueles que sabem que nada têm para oferecer, então, de graça recebem a oferta que o próprio Deus fez por nós: a oferta do Seu próprio Filho em sacrifício aceitável e cheiro suave! Venha hoje mesmo para o monte Sião!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário