Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0319 - A ISONOMIA DA SALVAÇÃO

 


Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha (Mt 20.1).


Se retrocedermos ao cap. 19 de Mateus, entenderemos por que Jesus contou essa parábola. O jovem rico havia se afastado de Jesus devido ao seu amor pelo dinheiro. A observação de Jesus foi que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus (v. 24). A reação dos discípulos foi de grande espanto: se um rico (que na opinião vigente era favorecido por Deus) não podia salvar-se, quem então poderia? A resposta de Jesus foi universal: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível (v. 26). Ou seja, a salvação não é impossível só para ricos, mas para todos os homens. Ela só é possível para Deus, pois ao Senhor é que pertence a salvação (Jn 2.9).

Mas Pedro, como sempre, não deixaria passar batido. Visto que o rico não quis abandonar nada por causa de Cristo, Pedro já indagou o Mestre: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? (v. 27). Depois de ter dito a Pedro que eles assentariam em 12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel (v. 28), que também receberiam muitas vezes mais e ainda a vida eterna (v. 29), Jesus adverte seriamente: Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros (v. 30). Veja essa conjunção: “porém”.

Agora temos o pano de fundo da parábola no cap. 20. Um dono de casa saiu de madrugada e contratou trabalhadores para sua vinha por uma certa quantia. Ele fez isso com pessoas diferentes e em horários diferentes, mas sempre contratando pelo mesmo preço. Quando ele foi fazer o pagamento dos contratados, os que haviam chegado primeiro começaram a murmurar do dono da vinha, porque receberam todos a mesma quantia, independente de quanto tempo trabalharam. Eles julgavam que mereciam mais que os que trabalharam menos. Aqui é onde Jesus encaixa Pedro. Ele se achava merecedor da vida eterna por ter largado tudo, ao passo que aquele jovem rico não quis fazer o mesmo.

A resposta do senhor da vinha equivale àquela que Jesus já havia dado antes, de que para os homens é impossível a salvação, ela depende de Deus. Ele respondeu aos murmuradores que ele não era injusto, que não deveria parecer mau aos olhos dos trabalhadores que ele fizesse o que quisesse com seu dinheiro, afinal o dinheiro era dele, assim como a salvação é de Deus e Ele a dá a quem Ele quiser. Apesar de os judeus terem sido os primeiros a serem chamados para a salvação, todavia, eles não têm maior parte nela do que os gentios. Deus distribui isonomicamente a salvação que Lhe pertence a quem Ele desejar. É por isso que muitos primeiros serão os últimos e vice-versa.

Sempre devemos nos lembrar de que não merecemos a salvação. Estávamos isolados como aqueles homens que não achavam trabalho. Éramos destituídos da glória de Deus. Quanto aos que são chamados para a salvação, não importa o tempo em que isso ocorre. O ex-ladrão na cruz, em sua última hora, foi tão salvo quanto Pedro, que seguiu Jesus o tempo todo. Deus não deve parecer injusto aos nossos olhos se faz o que quer daquilo que é Seu! Como ele disse a Moisés: terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer (Êx 33.19).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário