Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 6 de outubro de 2012

NÍVEIS NA CAMINHADA CRISTÃ (1Jo 2.12-14)


O apóstolo João escreveu para três classes de cristãos (1Jo 2.12-14): os filhinhos, os pais e os jovens. Ao contrário do que se pensa, essas classes são níveis de maturidade espiritual e não necessariamente pais ou jovens, como muito se tem falado, por exemplo.

No v. 12, ele fala para os filhinhos: "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do Seu nome". Aqui, sem dúvida, o apóstolo se refere aos novos convertidos. Não que apenas estes tenham seus pecados perdoados, mas é que ele trata do assunto inicial da fé, do discipulado, o perdão dos pecados, a primeira bênção aos crentes arrependidos.

Na primeira parte do v. 13, ele se dirige aos pais: "Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio". De caráter mais maduro, os pais já representavam sua segurança na fé, sua aptidão para o ensino, seu conhecimento de Deus a fim de passarem para os novos convertidos.

O apóstolo continua ainda no v. 13 explicando agora por que escreveu aos jovens: "Jovens, eu vos escrevo porque tendes vencido o Maligno". Os jovens representam os crentes vigorosos, que, apesar de não terem a mesma experiência madura dos pais, conhecem a sã doutrina e resistem ao Maligno.

Mas seja você um cristão recente (filhinho), um ávido trabalhador na obra do Senhor (jovem) ou um experimentado fiel (pai), o que importa é que todas estas três classes andam no mesmo caminho para Deus. Cada qual com sua condição, seu grau, mas todos objetivando o mesmo alvo, a estatura de Cristo, Varão Perfeito (Ef 4.13).

Podemos ser filhinhos, mas não devemos ser meninos (Ef 4.14); podemos ser jovens, mas não devemos ser precipitados (Lc 14.28-33); podemos ser pais, mas não devemos ser acomodados (1Co 15.58). Caminhemos para o mesmo alvo – Cristo, não importa em que nível estejamos. O que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).


Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário