segunda-feira, 29 de setembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0646 - A ARROGÂNCIA DO HOMEM E A GLÓRIA DE DEUS

 


Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia” (Is 2.11).


Quando Isaías profetizou acerca do Dia do Senhor, como os demais profetas, ele não colocou esse dia como sendo algo esperançoso, senão que um dia de vingança e castigo. E a razão principal encontrada no cap. 2 sobre por que viria o Dia do Senhor sobre Seu povo, era por causa da confiança do povo em coisas que não eram Deus.

Eles se encheram de superstições, praticaram adivinhações e fizeram acordo com os ímpios (v. 6); eles confiaram em suas riquezas e seus aparatos de guerra (v. 7); eles praticaram a idolatria (v. 8). Assim também são muitos crentes de nossos dias. Eles falam a mesma linguagem supersticiosa deste mundo; eles praticam as mesmas coisas dos ímpios e com eles entram em acordo; confiam em seu dinheiro e seu poder. Não há diferença daquela época.

Mas o v. 9 continua ecoando hoje: “Por isso a humanidade será abatida e o homem será humilhado; não os perdoes”! Entretanto, a verdadeira igreja deveria anunciar como Isaías: “Entre no meio das rochas, esconda-se no pó por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade” (v. 10)! Será que temos proclamado isso?

Será que temos coragem de dizer aos arrogantes de hoje, aos sincretistas místicos dos nossos dias o que disse o profeta ao seu povo? Ele disse: “O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado, para que eles sejam humilhados” (v. 12). Quantos estão precisando ouvir isto...

O mais irônico da geração atual é que eles confiam em tantas coisas passageiras, mas não fazem menção do nome do Senhor! Confiam em remédios, ciência, filosofias, ideologias, diplomas, religiões e tantas coisas que não passam de recurso do desespero, mas não conseguem depositar sua esperança no Senhor e descansar nisso!

Não é assim que o profeta encerra este capítulo? Ele diz: “Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?” (v. 22). É precisamente o que temos visto em nossos dias. Crentes depositaram sua confiança no homem! Mas, como sempre, deram com a cara no muro! A Bíblia já não tem nos avisado isso? Entretanto, o homem prefere pagar para ver!

Um dia Deus vai sacudir a terra! A Palavra promete que não haverá ninguém que possa escapar do grande e terrível Dia do Senhor! Se aquilo ou aqueles em quem você confiou não puderam resolver nem sequer o seu momento presente, será que eles poderão livrar você daquele grande dia? Será tão amedrontador, que os homens desejarão fugir para as cavernas e se enfiar nos buracos, mas não poderão escapar (vs. 19,21).

Não adianta! “A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia” (v. 17). Ou demos glória a Deus agora com o coração voluntário para a salvação, ou seremos humilhados naquele dia e o faremos à força para a condenação!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário