quinta-feira, 25 de setembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0645 - INSUBMISSOS, ARREPENDAM-SE!

 


Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hb 13.17).


Em um mundo relativista como esse em que vivemos atualmente, onde cada um tem “sua verdade”, a qual não pode ser contestada, apenas aceita em sua pluralidade, as pessoas se acostumaram a não se submeter a autoridades que mantêm uma postura moral. Mas quando se fala de autoridade imoral, autoridade abusiva e ameaçadora, então as pessoas se submetem.

Esse pecado, o pecado da insubmissão, já faz tempo que adentrou as portas da igreja do Senhor Jesus. Muitos crentes têm imitado o mundo nesse aspecto. De fato, o mundo aceita qualquer autoridade que afronte à autoridade de Cristo. Somente contra a autoridade de Cristo é que eles se insurgem.

No ritmo acelerado da tecnologia, muitos crentes já ficaram escaneados à imagem do mundo secular, inimigo de Deus. Muitas igrejas já baniram com a doutrina da autoridade eclesiástica e, consequentemente, da disciplina eclesiástica, pois os membros (ou melhor, frequentadores) não aceitam se submeter a uma autoridade espiritual, enquanto curvam suas cabeças para autoridades abusivas políticas, militares e judiciárias.

Juntamente com as autoridades espirituais, as autoridades domésticas também estão sendo odiadas, esmagadas e subvertidas. Mulheres não respeitam mais seu marido e filhos são horrivelmente teimosos contra seus pais. Não somente em casa, mas as autoridades pedagógicas e profissionais também. Esse é o scanner do mundo atual.

Mas a Palavra de Deus, especialmente o NT, nos mostra que seremos abençoados, se formos submissos. Jesus Cristo, o Filho de Deus, diz o autor aos hebreus que “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5.8). E ele conclui sua carta, ordenando que os crentes se submetam a seus pastores (13.17). Quem é melhor que Jesus, para que não se submeta às autoridades espirituais que Ele mesmo concedeu? (Ef 4.11).

Enquanto as igrejas tratarem condescendentemente os rebeldes que as frequentam, toda aquela comunidade local será fraca e desorientada. A igreja de Cristo Jesus não se sucumbe aos caprichos da modernidade nem de qualquer outra era em que ela vive. Ela só tem uma lei, que é a Palavra do Senhor. Qualquer lei que esteja de acordo com ela, a igreja se submete alegremente, mas uma vez que houver conflito, prevalecerá sempre a vontade do nosso Soberano Senhor!

Uma palavra aos rebeldes disfarçados de crentes: convertam-se! Arrependam-se de sua insubmissão! Se você não aceita ser submisso, então você não entende que esse preceito é qualidade de quem vai herdar o reino de Deus. Jesus disse que os mansos herdarão a terra e não os rebeldes insubmissos (Mt 5.5).

Aparentemente, é perda de tempo ordenar que rebeldes se arrependam. Eles são rebeldes. Mas tomara que o Espírito de Deus tenha entre os rebeldes alguns eleitos que venham realmente a reconhecer sua semelhança com o mundo diabólico, se arrepender e então encontrar a porta do reino de Deus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário