segunda-feira, 22 de setembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0641 - A CONFIANÇA TESTIFICA QUE SOMOS BEM-AVENTURADOS

 


Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (Sl 112.7).


O Salmo 112 começa com o verbo que foi citado como substantivo no final do salmo anterior. No Salmo 111.10, lemos o seguinte: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre”. Tendo assim falado do temor do Senhor, o salmista começa o próximo salmo dizendo: “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos” (112.1).

Portanto, o 112 parece ser a prática do homem do salmo anterior. Se o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, então, bem-aventurado é aquele que O teme. Porém, o salmista associa o temor do Senhor com o prazer em Seus mandamentos. Obviamente, quanto mais se conhece da Escritura, mais temor de Deus brota do coração do crente.

Focando aqui no 112, vemos que, entre outras características do homem que teme ao Senhor, está a que nós lemos no início, a saber, o homem bem-aventurado, este que teme ao Senhor e tem prazer na Palavra, ele não “se atemoriza de más notícias”, ou “maus rumores”, como diz na versão Corrigida.

Os dias atuais são dias de péssimas notícias. Além das horríveis realidades, ainda existe a mídia, que sacramenta o terror no coração do telespectador, através de seus olhos e ouvidos! As más notícias são o ponto alto das reportagens. O ser humano teme a tragédia, mas é fascinado por saber delas. Então, os diretores, os jornalistas, os editores e toda liderança midiática, sabendo disso, não há nada melhor para eles do que colocar o monstro para te engolir!

Mas leia novamente o salmo em questão. Por que o bem-aventurado, aquele que teme ao Senhor, não tem medo de más notícias? Não é porque elas não sejam reais, sabemos que são; não é porque ele é um super-homem, sabemos que ele não é; não é porque ele não esteja imune, sabemos que ninguém está; mas é somente por um motivo: “o seu coração é firme, confiante no Senhor”! Ou como lemos na NBV: “porque o seu coração confia totalmente no Senhor, e ele tem uma base firme para sua vida”.

Aleluia! A questão para o verdadeiro crente não gira em torno das circunstâncias. Ele sabe que independente delas, a base da confiança no Senhor jamais muda, jamais se abala e jamais perece! Será que se as notícias fossem somente boas, nossa confiança seria de fato testada? Saberíamos que ela é inamovível?

Diante de tantas bocas que confessam confiar no Senhor e na Sua Palavra (pergunte a qualquer crente e você ouvirá que todos eles confiam), fica uma pergunta no ar: por que no tempo das más notícias, grande parte fica abalada? Que tipo de confiança é esse que só confia se estiver tudo bem? Dá para perceber que nosso discurso é, muitas vezes, o oposto da realidade quando vem a provação?

Se você se atemoriza de más notícias, seu coração não confia no Senhor; se você não confia no Senhor, como pode dizer que acredita na Palavra dEle? Se você não crê na Palavra dEle, você não O teme; e se você não O teme, por conseguinte, você também não é bem-aventurado!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Amém. 🙏🏼
    "[...] quanto mais se conhece da Escritura, mais temor de Deus brota do coração do crente."

    ResponderExcluir