terça-feira, 16 de setembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0638 - CRISTO À DIREITA DO PAI

 


O Filho... depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.3 – NAA).


Na antiguidade, o conceito sobre o significado da mão direita era muito importante e designava um sentido figurado de privilégio, poder e primazia. Em geral, a mão esquerda era usada para propósitos higiênicos, o que lhe deixava em posição menos prezada do que a mão direita. Também pelo fato de a maioria das pessoas serem destras, a mão direita tomou um sentido figurado de poder e trabalho. Estar assentado à direita de alguém poderoso significava uma posição da mais alta honra existente.

Os autores bíblicos do NT sempre ressaltaram o fato de Jesus Cristo ter Se assentado à direita do Deus Todo-Poderoso. Esse era um ponto imprescindível na pregação dos apóstolos (At 2.33; 5.31; etc.). Aliás, um ponto quase por completo esquecido nas pregações atuais.

O autor aos Hebreus, como lemos, destaca que Jesus foi exaltado à direita do Pai “depois de ter feito a purificação dos pecados”, ou seja, ele quer demonstrar essa exaltação como uma recompensa. O Pai colocou Jesus à Sua destra somente depois que Ele fez a purificação dos pecados. Esse é um ponto necessário ao raciocínio teológico.

Jesus é Deus eterno, mas não foi eternamente homem. Portanto, Ele vivia com o Pai e o Santo Espírito por toda a eternidade, mas somente como Deus. Entretanto, o propósito eterno era que Ele Se fizesse homem e, ao fazê-lo, deveria despojar-Se de Sua glória e assumir as limitações próprias da humanidade. Porém, além disso, nosso Salvador Se humilhou muito mais, pois viveu pobre, foi homem de dores, sofreu rejeição, suplícios e, finalmente, a morte e a sepultura!

Ali na morte foi que Ele fez a purificação dos nossos pecados. Toda Sua humilhação foi necessária para que Ele descesse ao mais baixo nível, a fim de salvar o mais abominável pecador! Nosso Senhor passou Seu último estágio de humilhação no túmulo. Foi dali que Seu Pai O ressuscitou e O glorificou! Mas não somente isto. Deus também O elevou ao céu e O fez assentar-Se à Sua direita!

Agora sim, Jesus foi elevado, foi exaltado pelo próprio Deus. Como não há ninguém maior que Deus, a exaltação de Jesus foi a maior de todas e jamais poderá ser igualada ou superada! Se Jesus não Se tivesse feito homem, Ele jamais seria exaltado. Para ser exaltado, Ele teve que Se humilhar. Por isso que a doutrina da destra de Deus é importante.

Paulo diz que Deus exaltou Seu Filho “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.10,11). Todos O adorariam mesmo se Ele não fosse exaltado. No entanto, todos deverão se curvar diante dEle porque, além de já ser Deus, Se fez homem e o próprio Deus O exaltou à mais alta posição de honra que jamais alguém poderá conhecer no universo para sempre! Será inquestionável a exaltação de Jesus. E todos reconhecerão isto, ao olharem para Ele à direita do Pai!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário