quarta-feira, 3 de setembro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0629 - RETIREM SUAS MÁSCARAS DA FALSA FIRMEZA CRISTÃ!

 


Os que olham para ele ficarão radiantes; o rosto deles jamais se cobrirá de vexame” (Sl 34.5).


Vez por outra Deus submete Seu povo a certos acontecimentos que o levam a se conhecer melhor. Deus já nos conhece, mas nós temos, geralmente, um conceito deturpado de nós mesmos. Um desses conceitos é o de superestimação. Às vezes nos consideramos bem acima do que somos e de onde realmente estamos. Então, alguns eventos são enviados por Deus para nos colocar de volta em nosso lugar.

Nas situações de bonança ficamos superestimados. Quando tudo vai bem, consideramo-nos firmes em Cristo e com fé inabalável. A maioria de nós faz como disse Tiago: “Alguém está alegre? Cante louvores” (Tg 5.13b). De fato, nas últimas décadas do cristianismo brasileiro, uma onda de louvor movimentou as igrejas, levando pessoas a momentos de êxtase, euforia, fascínio e uma firmeza cristã imaginária.

Outra opinião exagerada que veio sobre nós foi a de que somos grandes evangelistas. Houve também uma onda de “métodos” de crescimento de igreja, copiados de gringos e orientais, a ponto de muitas igrejas, antes comprometidas com o ensino verdadeiro, transigirem com esses métodos devido ao deslumbre do crescimento numérico. Isso também fez muitos pensarem acima do que realmente eram.

Atualmente, presenciamos uma nova moda: o coaching cristão... Veja que as pessoas não se cansam de buscar novos estilos para “melhorar” o evangelho! A moda agora é essa, você ouvir o que seu ego pede; palavras que te colocam para cima, idêntico ao mundo atual; elevação do homem em detrimento da glória de Deus, essas coisas absurdas para um crente verdadeiro (claro que normais para o mundo).

Porém, Deus está cumprindo Sua Palavra perante o mundo e muito daquilo em que as igrejas se apoiaram, está ruindo perante seus olhos. Adoradores, evangelistas, profetizadores, motivadores, líderes e liderados estão completamente perdidos diante da atual conjuntura mundial. Na situação de hoje, quantos já caíram de sua suposta firmeza?... Desistiram, vendo cair-lhes a máscara do coração (embora sejam obrigados a usar no rosto) e mostraram que não tinham estabilidade nenhuma. E agora? Como fica esse “cristianismo” desmascarado?

A bem da verdade, o verdadeiro cristianismo não pode ser desmascarado. Ele nunca usou máscara. Os fiéis servos de Cristo sempre foram transparentes, jamais negaram suas fraquezas, não se mostraram super-heróis, nunca fingiram que está tudo bem. Ainda, os fiéis servos de Cristo também nunca depositaram sua confiança nas modas de louvor, métodos de crescimento, palavras de determinação, motivação, stand ups, nem qualquer outro ilusionismo usado por muitas igrejas. Eles sempre se firmaram em uma só coisa: na Rocha da Palavra de Deus!

Mas aos que tiveram suas máscaras tiradas, ainda resta uma solução. Abandonem sua confiança nas estratégias humanas, voltem à simplicidade e autoridade da Palavra, se arrependam de suas técnicas e bajulações humanas e se voltem humilhados para Deus. Vocês experimentarão a maravilha do Salmo 34.5: “Os que olham para ele ficarão radiantes; o rosto deles jamais se cobrirá de vexame”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: