terça-feira, 5 de agosto de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0613 - EXIGÊNCIAS PARA QUEM JÁ PROVOU A BONDADE DO SENHOR

 


Portanto, deixando toda maldade, todo engano, fingimento, inveja e toda difamação, desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos, a fim de crescerdes por meio dele para a salvação, se é que já provastes que o Senhor é bom” (1Pe 2.1-3 – A21).


Há certas exigências no NT que precisam ser avaliadas sob a ótica da nova natureza. Não faz o menor sentido Pedro dizer isto que acabamos de ler para pessoas não convertidas. Seria o mesmo que exigir de moscas que não vão para o lixo. É da natureza delas desejar a imundície. Para que elas tivessem nojo daquilo, só seria possível se sua natureza fosse transformada.

É por isso que a exigência de Pedro para seus leitores termina com a frase “se é que já provastes que o Senhor é bom” (v. 3). Uma pessoa que prova e vê que o Senhor é bom, diz Davi no Salmo 34, acaba se tornando bem-aventurada, pois no Senhor ela confia (v. 8). Sabemos que a confiança no Senhor é evidência da salvação de alguém, por isso disse Pedro: “a fim de crescerdes por meio dele para a salvação” (v. 2b). Só se pode exigir crescimento de quem já nasceu.

De fato, Pedro demonstra estar consciente dessa exigência somente para os que nasceram de novo, pois ele diz na parte a do v. 2: “desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos”. Ou seja, ele está falando para crentes e não para ímpios.  Mas o que é esse “leite espiritual”? Na versão KJF entendemos o que representa esse leite: “Como bebês recém-nascidos, desejai o leite genuíno da palavra”. Como sabemos, a velha natureza não tem apetite pelas coisas de Deus, portanto, Pedro está falando para pessoas que receberam a nova natureza.

Porém, a exigência de desejar o leite genuíno da Palavra, vem junto com o abandono do pecado. No v. 1, ele diz: “deixando toda maldade, todo engano, fingimento, inveja e toda difamação”. Na NBV está assim: “libertem-se dos seus sentimentos de maldade e de todo engano! Acabem com a falta de sinceridade e o ciúme, e parem de falar dos outros por trás”. Se você diz uma coisa dessas para quem não é convertido, ele não irá gostar. Embora possa até tentar deixar de fazer o mal, mas sua natureza jamais se inclinará para o bem espiritual. Ele pode até tentar deixar a maldade, o engano, etc., mas jamais poderá desejar “intensamente o puro leite espiritual” (NVT).

Mas se você é uma nova criatura em Cristo, tanto você pode cumprir a parte negativa desta exigência, que é deixar o pecado, como pode também desejar com intensidade a parte positiva, que é buscar o seu crescimento pela Palavra. E, certamente, você vai não só conseguir, como também desejar... Se, de fato, já provou que o Senhor é bom!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: