Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

SAUL E A FEITICEIRA - PARTE 02/04

 


E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra” (1Sm 28.13).


Então será que foi um demônio se passando por Samuel? Também não pode ser pelos seguintes motivos: Primeiro, porque ela não entendia ao certo o que via, a princípio. Ela chegou a dizer que via “deuses” subindo da terra. A palavra elohim carrega vários sentidos no AT. Anjos, deuses, sacerdotes, o próprio Deus, etc. À medida que Samuel se aproximava, ela o distinguiu melhor e disse que via um ancião envolto em uma capa (v. 14). Obviamente, se fosse um demônio, ela já teria reconhecido e Saul o dispensaria, pedindo para que viesse Samuel.

Segundo, porque a intenção de um espírito que vem numa sessão mediúnica é apenas de enganar. E não vemos nenhuma palavra de engano ali para Saul, ao contrário, suas palavras foram tão duras que Saul chegou a cair por terra sem forças (v. 20). Alguns alegam que o espírito errou ao dizer que Saul e seus filhos morreriam no outro dia. Mas mesmo que isso fosse mentira (o que não é), um demônio estaria preocupado em mentir sobre o dia da morte? Como é próprio dos demônios, ele mentiria em algo mais grave, que comprometesse a mensagem.

Na verdade, o livro de Samuel (e muitos outros na Bíblia) não está necessariamente em uma sequência linear. Muitas coisas dos próximos capítulos (29 – 31) aconteceram simultaneamente, ou até mesmo o autor volta alguns dias para explicar o que tinha ocorrido antes. O Rabi Yohanan Aharoni e outros três que comentaram o Atlas Bíblico, dizem que o autor passa de evento para evento para manter um registro das atividades de Saul e Davi.

Um resumo, por exemplo: os filisteus chegaram a Suném num dia (28.4); Davi estava com eles (29.11); Saul os viu (28.5); decidiu visitar a feiticeira na noite do mesmo dia (28.5-8); retornou para o acampamento naquele mesma noite (28.25); Davi desiste da batalha na madrugada do outro dia (29.11a); os filisteus subiram a Jezreel para dar início à batalha contra os israelitas neste mesmo dia (29.11b; 31.1-7) e foi neste mesmo dia, no final do dia, que Saul morreu. Três dias depois de desistir da batalha é que Davi vê sua cidade saqueada (30.1).

Outro fato contestado seria a morte dos filhos de Saul. Alguns alegam que o espírito disse que todos eles morreriam. Mas não é isso que lemos no texto bíblico. O espírito apenas disse “tu e teus filhos” (v. 19) e não “todos os teus filhos”. Sabemos que Isbosete ficou vivo e foi rei em lugar de Saul. De fato, um espírito maligno não diria palavras de terror e que realmente foram verdadeiras a Saul, ao contrário, tentaria enganá-lo, mas não foi o que aconteceu.

Veremos mais argumentos para mostrar que não foi um espírito maligno que apareceu para Saul ali naquela noite. Por enquanto, que nos sirva isto de lição: Satanás é o pai da mentira e homicida desde o princípio (Jo 8.44). Nele não há verdade e nela não se firma, disse Jesus. Um cristão, obviamente não deve buscar consulta a mortos, isso foi atitude de um homem completamente desesperado e desamparado por Deus. Nós temos a luz e não buscamos nos comunicar com as obras das trevas (Ef 5.11).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário