Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 19 de janeiro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0512 - O GRANDE ERRO DA INDECISÃO



“Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração” (Tg 4.8 – NAA). 

Quando se trata das coisas relacionadas a Deus, o homem é sempre indeciso. Poucos há que decidem logo a favor ou contra Deus. A maioria fica numa corda bamba em relação à postura que deve tomar. Há pessoas que já têm a índole assim mesmo, indecisa; mas grande parte não fica nessa insegurança quando o assunto são as coisas do mundo. Ao contrário, parece ser mais rápida que o normal.

O pecado chama o indivíduo de forma urgente e a pessoa aceita porque acha que se não for logo irá perder uma grande oportunidade, ou uma grande alegria. Os homens são rápidos para atender ao convite do pecado porque tem tudo a ver com sua cobiça natural. Não lhes é exigido nada, nada precisam negar ou renunciar.

Já o convite divino é deixado sempre para depois, porque o homem logo percebe que no convite existe uma ordem que não lhe agrada, que ele deve renunciar ao que tem e, principalmente, ao que é. Ele até reconhece que aquela exigência é justa, mas é exatamente por isso que ele adia. Sabe que tem que se encontrar com Deus, mas pensa que pode deixar isso para depois.

O problema é que a pessoa não sabe que, no momento da indecisão, ela já está decidindo a não decidir pelo menos naquela hora! E o evangelho não deixa um centímetro de folga sobre isso. Uma vez que a pessoa ouve falar do evangelho, qualquer postura diante do que ouviu já é uma decisão! Seja a favor, contra, ou neutralidade (que não existe).

Jesus rejeitou qualquer pessoa que viesse segui-lo, mas que considerasse qualquer outra coisa mais importante ou urgente. Alguém, um dia, ao ser convidado pelo próprio Jesus para segui-lo, respondeu que primeiro queria enterrar seus pais. Não que seus pais tivessem morrido, mas que ele queria viver com seus pais até que morressem, para então seguir a Jesus. A resposta do Senhor foi a seguinte: “Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Você, porém, vá e anuncie o Reino de Deus” (Lc 9.60). Jesus estava dizendo que essas coisas, por mais importantes que sejam, não são mais importantes do que o Reino de Deus!

Qual tem sido nossa postura como crentes diante da decisão de servir ao Senhor? Enquanto muitos incrédulos ficam indecisos em relação a se entregarem a Cristo e tê-lo como Senhor, nós como crentes, muitas vezes ficamos indecisos com nossas obrigações quanto ao Reino do Senhor. Já estamos nele, já fomos regenerados, justificados, adotados como filhos de Deus, mas aquele velho sentimento chamado indecisão continua nos regendo e nos fazendo protelar muita coisa que já deveríamos ter feito!

É claro que o oposto da indecisão também é errado, que é a precipitação. Tem gente que, por achar os indecisos errados, se precipita achando que está agindo certo. É errado também. Mas veja como Paulo nos diz qual é o tempo que devemos nos decidir para Deus: Porque ele diz: No tempo aceitável escutei você e no dia da salvação eu o socorri. Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação! (2Co 6.2).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: