Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0511 - SUBORNADORES DE DEUS

 


As riquezas não servem para nada no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Pv 11.4 – NAA).


Há um ditado entre aqueles que vivem em propinas e subornos, que diz que “todo mundo tem um preço”. É o mesmo que dizer que ninguém é invendável! Quem vive nesse meio corrupto acha que todo mundo cai em alguma oferta de suborno.

E, de fato, tem sido assim. Veja o que é dito no cap. 17.8, na NTLH: “Alguns pensam que, com dinheiro, podem comprar qualquer pessoa; acham que o suborno é uma coisa mágica”. Quem tem dinheiro e poder compra porque o desejo incontrolável da grande maioria é o dinheiro. É simplesmente uma oferta pela cobiça que já existe.

Vemos suborno nos tribunais, nas ofertas de emprego, na política, nas igrejas, nas escolas, nos esportes, enfim, em todos os tipos de relações humanas e sociais. O homem é, ao mesmo tempo, um ser social e um ser pecador, portanto, a sociedade onde ele está inserido sempre será corrupta. Ao contrário do que nos diz a moderna sociologia, não é o meio que contamina o homem. A Bíblia diz que é o contrário!

Porém, o sábio está nos dizendo aqui que haverá um dia em que as riquezas não valerão de nada absolutamente. Esse é o dia da ira, é o dia em que a ira de Deus se manifestará de forma plena e intensa. Esse dia é bem conhecido como o Dia do Juízo Final. Nesse dia, todos os bens que foram colocados em negociação, em ofertas e propinas, não valerão de nada, pois o que então estará em jogo será a alma do indivíduo! Como disse Jesus: “Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mt 16.26b).

Deus é um Deus que não aceita suborno (Dt 10.17). Primeiro, porque tudo já pertence a Ele, portanto, não haverá nada que alguém possa oferecê-lo para que Ele aceite. Segundo, porque nada pode fazer Deus mudar de ideia, nem Se corromper, pois a essência de Sua natureza é a santidade, não pode ser contaminado pela cobiça. O que restará ao ímpio naquele dia é apenas sofrer a ira de Deus.

Mas o sábio Salomão diz também que “a justiça livra da morte”. Para sua época, ele estava dizendo que alguém justo não seria punido com a morte diante de um tribunal justo. Mas, pela visão futura, que seria mais bem explicada na nova aliança, sabemos que a justiça que livra da morte é a justiça de Cristo. Ele viveu uma vida toda justa diante de Deus e dos homens e, ao final, Se ofereceu como substituto daqueles que deveriam morrer e assim morreu no lugar deles.

Agora, Deus atribui a todo o que confia em Seu Filho, o status de justo. Por isso é que se diz: “O justo viverá por fé” (Rm 1.17). Isto não quer dizer que o crente vive sem trabalhar, que Deus vai sustentá-lo por milagre, não é isso. Paulo está dizendo que, por ter crido em Cristo, o homem é declarado justo e por isso viverá. Simplesmente isso. A vida eterna é concedida a todo o que crê no Filho de Deus! Somente assim a pessoa pode ser salva. Qualquer tentativa própria de se livrar no dia da ira é suborno e só aumentará a condenação!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: