Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0510 - O MAL E OS ATRIBUTOS DE DEUS

Se você pecar, em que isso afetará Deus? Mesmo que peque repetidamente, que efeito terá sobre ele? Se você for justo, isso será um grande presente para ele? O que você tem para lhe dar?” (Jó 35.6,7 – NVT).


Por ser Criador de todas as coisas, Deus é o único Ser não afetado por nada absolutamente. Como o próprio Eliú disse a Jó nesta passagem, “seus pecados só afetam gente como você; suas boas ações só afetam outros humanos” (v. 8). Deus não pode ser afetado pelo pecado de ninguém. Ao mesmo tempo, Ele também não pode ser surpreendido pela bondade de ninguém. Deus nada tem a perder quando o homem peca e nada ganha quando o homem faz algo bom.

Dentre os vários atributos que Deus quis revelar na Escritura a Seu próprio respeito a fim de que O conheçamos um pouco mais, um desses atributos é a transcendência. Deus não pode ser atingido por nada absolutamente. Outra qualidade própria de Deus é a onisciência. Deus já sabia que o pecado haveria de entrar no mundo e isso não poderia afetá-lo em nada, pois se tivesse de atingi-lo, quando tal conhecimento O teria perturbado, uma vez que Ele conhece o fim desde o princípio? Portanto, dizer que Deus fica perturbado com o mal é o mesmo que dizer que Ele viveu toda a eternidade perturbado, ainda vive assim e assim será um eterno perturbado, pois tem conhecimento do mal desde sempre e para sempre.

Ainda mais um atributo divino é Sua soberania. Deus decreta todas as coisas como elas foram, como elas estão sendo e como elas serão (Sl 115.3). O salmista diz assim: “O Senhor faz tudo como deseja, nos céus e na terra, nos mares e em suas profundezas” (135.6 – NVT). Se Ele faz tudo como quer, então o mal e o pecado não são uma surpresa em Sua criação. Só pode vir à existência aquilo que o Criador decreta que venha. E o mal é um elemento na criação de Deus que só veio a existir porque Ele quis.

Ainda outro atributo de Deus é a sabedoria. Quando falamos que o mal veio à existência por Seu decreto, muita gente fica confusa, pensando “o que Deus ia querer com algo ruim em Sua criação?”, no entanto, esta é a verdade, pois, se Ele não quisesse, o mal não teria sequer surgido. Se surgiu, é porque Ele tem um plano sábio e belo como Ele, que escapa de nossa visão “farol baixo”. Podemos acrescentar outra qualidade de Deus – Sua onipotência. Ele tem poder para destruir o mal na hora que Ele quiser (como de fato sabemos que Ele o fará).

Mas, por fim, é bom ressaltar um atributo maravilhoso desse Deus, a saber, o amor! Pois, mesmo sendo Ele santo, de forma que o pecado não pode Lhe afetar, um dia Ele Se fez homem e, como servo, entregou-Se por nós na cruz, permitindo que nossos pecados O afetassem de forma profunda, a ponto de sofrer a ira do Pai em nosso lugar. Eliú não sabia, mas houve um dia, uma sexta-feira de trevas, reservada para Jesus, na qual Ele seria terrivelmente atingido por nossos pecados e pela ira de Deus, para que Sua justiça fosse um presente para os que nEle creem!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: