Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0505 - O REINO DE DEUS NÃO É DO TAMANHO DA NOSSA MENTE

 


Disse João: Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. Não o impeçam, disse Jesus, pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês” (Lc 9.49,50 – NVI).


Antes de João citar esse fato para Jesus, estava ocorrendo uma discussão entre os doze para saber qual deles seria o maior (v. 46). Jesus tomou uma criança e a colocou entre eles, dizendo: “Quem recebe esta criança em meu nome está me recebendo; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior” (vs. 47,48).

Essa resposta de Jesus deslocou os apóstolos de forma intensa! É normal os homens quererem grandeza. Mas no reino de Deus as coisas não são medidas pelos padrões mundanos e pecaminosos. O fato de Jesus ter apanhado uma criança para dar aquela lição a Seus discípulos não quer dizer que a criança seja salva só porque é criança. Ele a usou como metáfora, para mostrar a realidade espiritual compatível. Em outras palavras, uma criança dessa não se orgulha nem briga por grandeza. Assim vocês têm que ser no aspecto do reino de Deus.

O que encontramos hoje são pessoas que estão no reino de Deus, mas nada têm a ver com crianças. Jesus não está falando de inocência, pois ninguém é inocente. Todos pecaram, diz o apóstolo Paulo (Rm 3.23) e Davi diz que em pecado foi concebido por sua mãe (Sl 51.5), atestando a pecaminosidade humana inata. Jesus está falando de dependência e humildade. As crianças dependem por completo de pessoas mais velhas e elas não brigam por poder e posição. Pessoas arrogantes e independentes não podem fazer parte do reino de Deus.

Por outro lado, há pessoas que parecem ser humildes, parecem ser dependentes. Jesus não diz que se uma pessoa se parecer humilde herdará o reino de Deus. Ela tem que ser humilde para herdar. A falsa humildade é tão desprezível para Deus quanto a arrogância. Ações de humildade não dizem nada sobre a sua essência. Alguém pode ser humilde na aparência e terrivelmente orgulhosa no coração. E Deus conhece isto.

Foi por isso que João disse a Jesus que ele e mais um ou alguns discípulos proibiram o homem que encontraram expulsando demônios em nome de Jesus. O Senhor havia dito que deveriam receber os pequeninos em Seu nome. Agora João diz que proibiu um indivíduo que usava o nome de Jesus para praticar o exorcismo. O que Jesus haveria de dizer quanto a isso? João estaria certo? Tudo bem receber uma criança em nome de Jesus, mas um marmanjo que usava Seu nome para expulsar espíritos malignos?

Eis aí, diz o Senhor, este homem é uma criança, ele é para ser recebido em meu nome. Pois a razão de João condená-lo era porque o tal homem “não era um dos nossos”. Jesus diz não! Ele é sim, pois se não é contra, então é a favor. Ele faz por aí o que vocês fazem por aqui. Ele não é apóstolo, mas crê em mim. Ele ainda é uma criança e vocês não devem desprezá-lo. Agora você entende João, o que é ser o maior no reino de Deus? Não reduza o reino de Deus ao tamanho de sua mente.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: