Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0472 - CRISTO ABRIU O CAMINHO DA JUSTIÇA PARA NÓS

 


A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos” (Sl 85.13).


Um dos mais belos versículos e totalmente cristológico é o versículo 10 deste salmo: “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram”. Foi, de fato, na cruz do Calvário que a justiça de Deus, que feriu a Jesus por nossa causa, se encontrou com a paz que Seu castigo trouxe sobre nós.

Assim foi que Deus fez com que Sua justiça fosse adiante dEle. Ela se antecipou sobre Cristo, ao invés de cair sobre nós. Cristo abriu um caminho com Seus passos na justiça de Deus e nos colocou nele para que, ao andarmos em Suas pegadas, sejamos salvos.

Devemos compreender que a justiça de Cristo que nos salvou não foi apenas em Sua morte. Os teólogos chamam a vida de Cristo de “obediência ativa” e Seu suplício e morte de “obediência passiva”. Quando se fala da obediência ativa, aqui é levado em conta todo o caminho de Jesus, Suas obras, Suas palavras, Seu cumprimento da lei, da vontade do Pai, Sua impecabilidade em vida. Não houve um só segundo da vida terrena de Jesus que Ele tenha pecado ou sequer cogitado isso em Seu coração!

Ele perguntou aos judeus de Sua época: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (Jo 8.46) e não obteve resposta. Pedro testemunhou: “O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1Pe 2.22). Jesus viveu uma vida perfeita, de modo que pode se dizer somente dEle que cumpriu a lei, toda a lei de Deus! Eis aí está o único homem que cumpriu toda a vontade de Deus sem sequer um segundo de falha!

Os passos perfeitos de Cristo, obedecendo em absolutamente tudo a vontade do Pai, inclusive até sobre a hora de comer alguma coisa (Jo 4.31,32) ou ir a algum lugar (Jo 7.6-8), é que abriram o caminho da salvação para aqueles que nEle confiam. Mas, além de sua obediência ativa, Seus sofrimentos também nos incluem no caminho da salvação. Porém, não devemos confundir uma coisa: algumas pessoas dizem que Cristo sofreu para que nós não precisássemos sofrer. Isto é verdade somente em parte.

Nós não sofreremos a ira de Deus, isto é o que a Bíblia nos diz, que estamos livres por Cristo da ira do Pai (Rm 5.9; 1Ts 1.10). Mas o sofrimento comum do cotidiano é atribuído a nós na imitação de Cristo. A vida justa de Jesus não nos isenta de sermos santos, assim também Sua vida de amargura não nos isenta do sofrimento.

O caminho aberto pelos passos de Jesus já foram trilhados de modo perfeito pelo nosso Salvador. Foi dEle que o Pai Se agradou. Agora, os filhos que Ele comprou para Deus, o Pai, trilham também o caminho da justiça, não porque são justos como Ele, mas por terem confiado que somente Ele é justo e com Sua vida e morte (além da ressurreição, é claro) nos justifica, então andam por este caminho imitando seu Senhor, movidos pelo mesmo Espírito que habitou plenamente nEle e que agora habita em Sua igreja, e a conduz até chegar perfeita diante dEle!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: