Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0470 - PORÇÃO DOBRADA

 


Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito” (2Re 2.9).


É muito comum, em alguns círculos cristãos, pessoas orarem, pedindo a porção dobrada do Espírito Santo. Geralmente, se faz esse tipo de pedido baseado nesse texto de Elias e Eliseu. O problema é que nossa cultura não tem muito a ver com a cultura hebraica, ainda mais na antiguidade. O pensamento nosso é que Eliseu estava pedindo duas vezes mais do Espírito Santo que habitava em Elias. Mas mesmo se fosse isso, não existe porção dobrada do Espírito Santo, uma vez que Ele é eterno. Porção dobrada do Espírito Santo não existe.

A segunda coisa que devemos entender é a maneira como o Espírito Santo atuava no AT. Ele não habitava nas pessoas. Isto só foi concedido à igreja na nova aliança depois da ascensão de Cristo, conforme Sua promessa (Jo 14.16,17; At 1.8; 2.1-4). A igreja sim, é habitada pelo Espírito Santo (1Co 3.16; 6.19), mas no AT, o Espírito Santo apenas distribuía porções de capacitação ministerial para os servos de Deus, tais como reis, profetas, sacerdotes, juízes, etc.

Em terceiro lugar devemos compreender o significado de “porção dobrada” no AT. Este termo significa a porção da herança do filho primogênito em uma família. O filho primogênito recebia porção dobrada em relação a seus irmãos, pois segundo a cultura da época, o filho primogênito era quem continuava o nome do seu pai. Assim, Eliseu estava apenas usando uma linguagem comum da época, dizendo a Elias que desejava receber dele uma herança generosa do seu ministério profético e milagroso, assim como um primogênito recebia uma porção generosa da herança de seu pai.

Como já vimos, não é correto pedir porção dobrada do Espírito Santo, pois não existe dobro do que é eterno! Mas seria correto pedir porção dobrada da unção de alguém hoje em dia? Quando vemos alguém realmente cheio do Espírito Santo, com um dom maravilhoso, seja de pregação, de cântico, de oração, de evangelismo, enfim, é correto pedir ao Senhor que nos dê o dobro daquilo?

Hoje em dia não é correto fazer esta oração. Primeiro, porque o Espírito habita igualmente em todos os membros do corpo de Cristo. Não existe ninguém menos ou mais habitado pelo Espírito. Segundo, porque os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo “como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co 12.11). E terceiro, porque, mesmo se fôssemos pedir a porção dobrada com o sentido do AT, isso não serviria, pois o Primogênito de Deus é Cristo. Somente Ele pode ter a porção dobrada da herança do Pai.

Portanto, o correto hoje seria que cada cristão descobrisse o dom que lhe foi dado para se esmerar nele e assim abençoar as pessoas (Rm 12.6-8), como também que cada crente buscasse ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). Assim, ninguém se preocuparia em ter porção dobrada, mas em ser cheio do Espírito e realizando as funções que lhe foram designadas por Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário