Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 25 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0382 - O LIVRO SELADO

 


Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Ap 5.6).


Na visão de Apocalipse 5, o apóstolo João vê um livro ou um pergaminho na mão direita do que estava assentado sobre o trono, isto é, Deus Pai (v. 1). O livro estava selado com sete selos. Na lei romana, sete selos eram usados para testamento de herança por meio da morte.

Um anjo forte perguntava quem seria digno de abrir aquele pergaminho e quebrar seus selos (v. 2). É-nos dito no v. 3 que nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra havia alguém que fosse digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele e por isso João chora (v. 4).

Um dos 24 anciãos diz ao apóstolo que não precisa chorar, porque há um que é digno! O Leão da tribo de Judá venceu e é digno de abrir aquele rolo (v. 5). Quando João olha para ver o Leão, na verdade, ele vê um Cordeiro como tendo sido morto! Ele toma o livro da mão de Deus Pai (v. 7), e do v. 8 até o final do capítulo, todos os seres que contemplam esse movimento do Cordeiro de Deus em pegar este pergaminho para abri-lo, rendem-se em adoração diante dEle!

Este rolo representa os acontecimentos da história que caminham para o seu fim. Eles estão selados porque somente Deus conhece e, mais que isso, Ele determinou o que acontecerá daqui para o fim. Na verdade, Deus determinou todas as coisas desde a criação até a consumação. Mas aqui temos o descortinar da história da redenção, da história da igreja, que passará por várias provações, mas chegará vitoriosa ao fim de tudo.

O Cordeiro aparentava ter sido morto, como de fato foi. Cristo, o Cordeiro de Deus foi imolado em favor da redenção de Seu povo. Ele é louvado por isso nos vs. 9,10: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes”.

Chifre representa poder e o número 7 perfeição. Então os 7 chifres querem dizer que Ele tem todo poder no céu e na terra, como Ele mesmo disse em Mt 28.18. Seus 7 olhos representam Sua onividência, ou seja, Cristo vê todas as coisas, nada escapa a Seus olhos. Eles são os 7 espíritos de Deus, a saber, não que Deus tenha 7 espíritos, mas como o 7 fala de plenitude, então Jesus está revestido da plenitude do Espírito de Deus, como está escrito em Jo 1.16; Cl 2.9.

Veja que Cristo é digno porque foi morto! Como pode a morte de alguém torná-lo digno de alguma coisa? É que a morte de Jesus foi, na verdade, um pagamento. Ele comprava para Deus pessoas de todas as nações para torná-las Sua propriedade exclusiva. Como Sua vida foi perfeita, logo, Sua morte foi aceita como pagamento pelas almas de pecadores que estavam condenados! Por isso a igreja se alegra! Porque Aquele que a comprou com Seu sangue também a livrou das sentenças e juízos que estão descritos neste livro. Tudo está sob o controle do nosso Salvador! Aleluia!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Glória ao cordeiro Santo de Deus, o único que é digno de toda honra, toda glória e todo louvor. Glória a Deus por seu filho Jesus Cristo nosso Salvador

    ResponderExcluir