“Buscai o SENHOR
enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6).
Geralmente há quatro tipos de grupos de pessoas no que diz respeito a buscar a face do Senhor nosso Deus: há os que buscam a Deus somente quando as coisas estão indo mal; há os que buscam a Deus somente quando tudo está bem; há os que não buscam a Deus de forma nenhuma, nem com tudo mal, nem com tudo bem; e há os que buscam a Deus em ambas as situações, tanto quando tudo vai mal, como quando tudo vai bem.
Os que buscam a Deus somente quando as coisas vão mal, geralmente são os ingratos. Eles querem o favor de Deus, mas não querem uma vida entregue a Ele. Querem desfrutar do que Deus tem, mas não querem a interferência de Deus em suas vidas. Na opinião desse grupo, obedecer a Deus é o mesmo que um fardo pesado sobre seus ombros. Basta serem abençoados, conseguirem o que desejam e já abandonam a Deus.
O segundo grupo, o daqueles que somente buscam a Deus quando tudo vai bem, é o grupo dos que acham que Deus tem uma obrigação com eles. Se algo dá errado no seu ponto de vista, logo abandonam a Deus e Sua obra, julgando que Deus não podia lhes fazer passar por aquela situação ruim. Por pensarem que Deus tem algum dever para com eles, as pessoas deste grupo comentam em seu coração, ou até mesmo com seus lábios que Deus as esqueceu, pelo fato de estarem numa situação difícil ou atribulada.
A característica do terceiro grupo é basicamente mundana. Se tudo lhes vai bem, não buscam a Deus, porque julgam ter alcançado seu sucesso mediante a força de seu braço, sua inteligência e sua aptidão; se tudo lhes vai mal, não buscam a Deus, porque imaginam que de nada adianta fazer isso nesse momento. Mas este grupo também se encontra no meio da igreja. Pessoas estão na igreja, mas não buscam a Deus em hipótese nenhuma!
O quarto grupo se compõe daqueles que sinceramente amam ao Senhor. Eles buscam a face de Deus independente da situação que os cerca. Buscar a Deus para eles não é circunstancial; é essencial! Vai tudo bem, vai tudo mal, eles estão lá, buscando ao Senhor! Eles encontram satisfação na Pessoa de Deus e não em Suas bênçãos. Eles se preenchem com Deus e não se sentem no direito de reclamar quando algo vai mal, pois entendem que o Deus a quem buscam é um Deus sábio, que conduz todas as coisas, boas e ruins, para o louvor de Sua glória e para o nosso bem espiritual e eterno!
A qual desses grupos você pertence? Geralmente temos a
inclinação de dizer que pertencemos a este último grupo, pois é o ideal. Mas
será o real? De fato, você busca mesmo a Deus quando tudo vai bem em sua vida,
ou somente quando tudo está ruim? Qual é a verdadeira postura? Você busca a
Deus somente na bonança e na provação você O abandona? Reflita hoje e seja
honesto diante de você mesmo, pois Deus já sabe a qual grupo você pertence.
Busque ao Senhor enquanto se pode achar! Independente da situação, busque ao
Senhor. Um dia, ou você não poderá mais buscá-lo ou Ele não poderá mais ser
achado!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Muito maravilhoso este devocional edificante para nossa vida espiritual
ResponderExcluirLouvado seja nosso Deus pela obra de seu filho Jesus Cristo nosso Salvador.
ResponderExcluir