“Porque a graça de
Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).
Com a tradução deste versículo feita dessa forma que acabamos de ler, como está em algumas versões em português, os leitores da Bíblia e muitos pregadores, caindo ainda na mesma armadilha de sempre, de ler o texto sem o seu devido contexto, afirmam, com base neste versículo isolado, que Deus trouxe a salvação a todos os homens. Mas vejamos algumas falas de Paulo a Tito neste mesmo capítulo para sabermos do quê ele está falando.
Como Paulo havia denunciado os falsos mestres no cap. 1, que ensinavam a circuncisão (1.10), então ele exorta a Tito que confronte esse pessoal para proteger o rebanho de Deus (v. 13). O cap. 2 é, obviamente, uma continuação natural do que Paulo dizia no cap. 1. Tanto que ele usa a conjunção adversativa no 1º versículo do cap. 2. Ele diz: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”. Ou seja, ao contrário dos falsos pregadores que ensinam o engano, tu, porém, fala o que está de acordo com a sã doutrina.
Seguindo essa exortação que ele dá a Tito, Paulo aproveita e dá exortações a outras classes de pessoas na igreja também. No v. 2 ele diz como devem ser os homens idosos; nos vs. 3-5 ele diz como devem proceder as mulheres idosas; no v. 6 ele diz como devem ser os jovens; nos vs. 7,8 ele volta a dizer como deve proceder o próprio Tito, pastor daquela igreja em Creta; e nos vs. 9,10 ele exorta os empregados, como devem proceder diante de seus patrões.
Todo esse procedimento dos crentes, diz Paulo no final do v. 10, é “ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador”. Ou como diz na NAA: “a fim de que, em todas as coisas, manifestem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador”. A ideia do apóstolo é que os crentes, com sua conduta, manifestem a beleza do ensino sobre Deus (Teologia) e Sua salvação (Soteriologia)! Por isso que no v. 11, ele diz: “Porque foi manifesta a graça de Deus, a salvadora, a todos os homens” (Trad. Lit.). No grego não está escrito que a graça trouxe salvação a todos. Diz que Deus manifestou Sua graça salvadora a todos.
De fato, a graça de Deus, esta que salva, foi manifesta por meio de Cristo quando Ele veio ao mundo. Mas agora, através da conduta sadia, treinada e educada dos cristãos, sejam pastores, velhos, senhoras, jovens ou servos (citados por Paulo nos vs. anteriores), que renunciam as paixões mundanas e impiedades, vivendo neste mundo, sóbria, justa e piedosamente (cf. v. 12), a beleza da doutrina do Deus Salvador continua sendo manifesta, enquanto aguardamos “a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (v. 13).
É isso que Paulo está dizendo. Que os crentes, quando vivem
em santidade, manifestam a beleza da graça do Deus Salvador, graça essa que se
manifestou salvadora na Pessoa de Seu Filho amado diante de todos os homens! E não
que essa graça trouxe salvação a todos os homens. Se a graça tivesse
trazido salvação a todos, ela deveria realmente salvar a todos, ou então seria
a graça de Deus mais fraca do que a rejeição dos homens. E os que não a
rejeitassem, seriam melhores do que os que a rejeitaram e, assim, se tornariam
merecedores da salvação! Sendo assim, já não seria mais graça!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém.
ResponderExcluirObrigada meu Senhor por me incluir nessa salvação sem eu merecer🙏🏼
ResponderExcluirO que seria de mim sem o Senhor Jesus?
Aleluia! Glorificado seja nosso Senhor...
ResponderExcluir