Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0372 - ACEITOS PELA INTERCESSÃO E PELO SACRIFÍCIO

 


Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó” (Jó 42.7,8).


Diante de todo sofrimento do patriarca Jó, como já conhecemos a sua história, seus três amigos, na tentativa de consolá-lo, buscaram também encontrar uma resposta para aquele terrível suplício que viam diante de seus olhos. Um homem justo, como seu amigo Jó, acometido por uma série de desgraças inexplicáveis, só podia ser uma coisa: havia, no parecer dos seus três amigos, algum ou vários pecados secretos na vida do patriarca.

Do capítulo 3 ao 31 temos no livro três séries de debates entre Jó e seus amigos. Cada série mostra que as acusações se tornam mais agressivas contra ele. Entretanto, ainda que os amigos de Jó falassem muitas coisas corretas sobre Deus, mesmo assim, Deus considerou que eles não disseram o que era reto a Seu respeito. Isto porque a mente humana é incapaz de compreender os desígnios supremos e insondáveis de Deus. Não temos resposta pra tudo e Deus não pode ser aprisionado na pequena caixa do nosso simplismo intelectual.

A ordem de Deus para os três amigos de Jó foi que eles oferecessem holocaustos sob a oração intercessória de Jó para que fossem aceitos diante de Deus. Caso contrário, Deus os trataria conforme a loucura deles, de tentar sondar a mente infinita de Deus e acabar falando muitas tolices sobre Ele.

A grande verdade é que a humanidade é como os amigos de Jó. Ela procura falar sobre Deus de modo arrogante e presunçoso, exibindo saber sobre o que realmente não sabe. Todas as pessoas têm um conceito sobre Deus e, em geral, esse deus é aquele que elas conceberam em sua mente caída. O conceito popular sobre Deus é o conceito de trevas. Elas julgam conhecer a Deus, mas só falam daquilo que acham sobre Ele.

Jó, nesse momento, aponta para Jesus, ainda que de modo bem pálido e falível. No meio daqueles amigos espiritualmente cegos, Jó era o que mais tinha um facho de luz a respeito de Deus e Sua natureza. Jesus, esse sim, é a revelação, “a explicação, a interpretação” do Pai (Jo 1.18, onde diz que Jesus é a “exegese”, ou interpretação de Deus). Jesus falou sobre Deus de modo claro e sem nenhuma sombra de dúvida.

Assim como Deus aceitaria os amigos de Jó por causa da intercessão deste, assim também Deus nos aceitou por causa da intercessão de Jesus. Mas ao contrário dos amigos de Jó, de quem Deus exigiu holocaustos, no nosso caso, Ele mesmo ofereceu Seu Filho em holocausto, para que nós fôssemos perdoados e aceitos por Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: