Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 30 de dezembro de 2023

SÉRIE: OS TRÊS INIMIGOS DO CRENTE - 02. DIABO

 


Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2,3).


O segundo inimigo a ser considerado pelo apóstolo Paulo é o diabo. Ele o chama aqui de “príncipe da potestade do ar”, isto é, Satanás é o príncipe de todos os poderes espirituais malignos, chefe dos anjos caídos. Paulo diz que a operação dele se dá nos filhos da desobediência, ou seja, nos homens que estão debaixo da ira de Deus.

Jesus chama o diabo de (entre outros nomes) “o príncipe deste mundo” (Jo 14.30). Como vimos, o mundo é um sistema que atua constantemente contra Deus. Agora vimos por quê. Ele atua contra Deus, porque o príncipe deste sistema é ninguém menos que o diabo, o inimigo de tudo que é santo e bom. Por isso o mundo nunca foi favorável a Deus desde a Queda e jamais será.

O apóstolo João também diz que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19). Observe que não diz que o maligno está no mundo (embora seja verdade isso também), mas sim que o mundo está no maligno. Isso significa que o mundo pensa a partir do diabo. Porém, o mesmo apóstolo diz que quem é nascido de Deus é guardado por Jesus e o maligno não lhe toca (1Jo 5.18). Mas a pergunta é: em que sistema nós vivemos? Se vivemos no sistema divino que é a Palavra, então realmente ele não pode nos tocar. Mas quanto aos que vivem no sistema dele, que é o mundo, obviamente são marionetes em suas mãos! Isso também vale para os que se dizem crentes.

Como o diabo não pode nos tocar, então ele usa o mundo como chamariz para despertar nossas cobiças internas. Ele se torna um intermediário entre o mundo e a carne. Há muitos cristãos que pensam que sua batalha contra o diabo é resumida a sonhos ruins, perturbações espirituais, problemas com obras malignas, vícios, etc. Mas se esquecem de que a maior batalha contra Satanás é aquela na qual ele nos faz ofertas que realmente interessam à nossa natureza carnal. Por isso, o apóstolo Mateus o chama de “o tentador” (Mt 4.3).

Para vencer Satanás, assim como para vencer o mundo, é necessário fé. O apóstolo Pedro nos diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé” (1Pe 5.8,9). Vencer o diabo pela fé nada mais é do que confiar na Palavra de Deus. Nossos primeiros pais foram vencidos pela serpente porque preferiram duvidar da palavra de Deus. Ao confiarem em seus próprios instintos, estavam nada menos do que dando ouvidos ao diabo e ali se decretou a Queda!

Outra ferramenta maravilhosa para vencer o diabo é o sangue de Jesus (Ap 12.11). De fato, visto que o diabo é acusador (v. 10), o sangue de Jesus, ao nos purificar de todo pecado (1Jo 1.7), silencia o diabo completa e eternamente! Precisamos ter consciência destas verdades e delas nos apropriar, para experimentarmos a verdadeira vitória contra este inimigo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso meu pastor amado, GLORIA A DEUS. ATT MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir