Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

SÉRIE: OS TRÊS INIMIGOS DO CRENTE - 01. MUNDO

 


Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.2,3).


Nestes dois versículos de Efésios, encontramos basicamente um resumo de quais são os três principais inimigos do crente. Paulo nos diz que eles são o mundo, o diabo e a carne. Cada um deles se reveste de características que nós precisamos conhecer, se quisermos combater com eficácia na nossa luta espiritual.

Primeiro, Paulo fala do curso deste mundo. Este inimigo chamado “mundo” é muito comentado nas páginas do NT. Embora esta palavra (que vem do grego, kosmos) tenha uma ampla gama de significados, como criação, povos, lugar, nação, etc., aqui e, geralmente em quase todas as ocorrências nas cartas, ela significa um sistema pecaminoso por essência e que rejeita Deus como seu governo.

Observe que o sistema retira Deus de todas as suas esferas. Não se admite Deus na ciência, não se fala de Deus nas escolas, no trabalho é praticamente proibido falar, na política existe a separação “igreja-estado”, enfim, falar de Deus inclusive em roda de amigos, tornou-se algo completamente abolido e debochado.

Jesus também fala muito acerca do mundo no Evangelho de João. Conhecendo o antagonismo do mundo contra Si mesmo, Jesus também diz que assim esse sistema agirá contra Seus seguidores. “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (Jo 15.18,19).

Porém, mesmo libertos do mundo, os crentes ainda sofrem uma terrível pressão nessa área. A mensagem que o mundo transmite é sempre aquela de rebelião contra Deus e Seu governo. É aí que acontece uma verdadeira batalha na igreja. A pressão vem porque muitos crentes ainda querem ser governantes de si mesmos. Isto é o espírito do mundo. Infelizmente ainda é o que vemos prevalecer em muitas igrejas, uma vez que “mundo” não é só o que está “lá fora”, mas especialmente o que temos aqui dentro, em nossa mente que é contraposto à Palavra de Deus.

A maneira de combatermos o mundo e sua proposta é pela confiança em Deus, isto é, a fé. O apóstolo João diz em sua 1ª carta: “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (5.4). Não há como vencer o mundo sem estar totalmente dependente e submisso a Deus pela fé, pela confiança no Seu Filho! Jesus já venceu o mundo (Jo 16.33), portanto, quem crê nEle também é vencedor sobre esse inimigo. Essa fé também é o corpo doutrinário da Escritura, aquilo em que você crê. Fora da fé bíblica, você já é um derrotado na guerra contra o mundo!

Um alerta para os crentes na batalha contra o mundo, é que o mundo é carregado de coisas que nós gostamos. Então, muitas vezes somos derrotados quando, aos poucos, sem percebermos, somos engolidos pelo sistema de tal modo que ele passa a fazer parte da nossa cosmovisão. Por isso a mensagem do apóstolo: “não vos conformeis com este século”, isto é, o espírito insubmisso desse mundo.

Que não sejamos amigos deste sistema, pois quem for, diz Tiago, constitui-se inimigo declarado de Deus (Tg 4.4)! E pior do que ter o mundo ou o diabo como inimigo, é ter como inimigo o próprio Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Material maravilhoso meu pastor, uma honra ser pastoriado po vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um privilégio para mim também! Deus receba a glória para sempre!

      Excluir