Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0259 - AS TRÊS ESFERAS DO CONVITE "VEM"!

 


O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Ap 22.17).


Esta frase, dividida em três pontos, faz parte do encerramento do livro da revelação que Jesus deu ao Seu servo João. É uma frase convite, como podemos perceber pela repetição do verbo “vir”.

Há duas interpretações para este versículo. Uma que diz que o convite aqui é feito a Cristo, para que venha e cumpra todas as palavras desta profecia com a Sua parousia. Essa interpretação tem como base o contexto, ou seja, o v. 20, que diz: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!”.

A outra interpretação diz que este convite, em três modos, é feito aos ouvintes deste livro. Esta parece ser mais viável, uma vez que, indiscutivelmente, a última frase só pode se aplicar ao ouvinte e jamais a Jesus! Sendo assim, sigamos com esta interpretação.

A primeira chamada é feita pelo Espírito e pela noiva. O Espírito aqui é o Espírito de Cristo, o mesmo que Jesus diz nas 7 cartas no início deste livro: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Este Espírito proclama junto com a noiva, diz o texto. A noiva, sem dúvida alguma, é a igreja do Senhor Jesus. Portanto, o chamado para vir a Cristo procede da igreja, que clama pelo poder do Espírito Santo.

De fato, a igreja jamais poderá chamar o pecador para vir a Cristo de sua morte espiritual e separação de Deus, a não ser pelo poder do Espírito Santo! Infelizmente, temos ouvido uma mensagem caótica e sem poder de uma igreja que, ao contrário da primitiva, tem prata e ouro, mas falta-lhe o poder genuíno de Deus para que vidas sejam realmente convertidas!

A segunda chamada é feita por aquele que ouve. Estes são aqueles que leem o livro do Apocalipse. Observe o v. 18: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico”. O apóstolo chama seus leitores de “aquele que ouve”. Sendo assim, todo aquele que ouvir o evangelho deve também convidar outros a virem a Cristo. Sem dúvida alguma, o apóstolo se refere à responsabilidade de um novo convertido aqui. Ele, que ouviu a voz de Cristo, e foi ressuscitado de sua sepultura espiritual da morte e do pecado, torna-se agora um proclamador, um arauto a todos que estão ao seu redor.

A terceira chamada é geral e não especifica salvação. Quem tem sede venha e beba da água da vida. Esta proclamação é feita indiscriminadamente a todos. Entretanto, nem todos os ouvintes têm convicção de sua carência. Muitos morrem de sede espiritual sem sequer se darem conta de que estão na sequidão. Estes são os que amam o pecado. Jesus também disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos” (Mt 11.28). Todavia, nem todas as pessoas ainda se deram conta de que estão cansadas de seus pecados.

Então aqui temos o ensino de que a igreja deve chamar a todos, mas o Espírito é que vai falar individualmente àquele que tem ouvidos para ouvir o que Ele diz às igrejas! A água da vida é de graça, mas só receberão dela os que se reconhecerem pobres, falidos e que só podem recebê-la pela graça!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário