Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0254 - TRÊS REAÇÕES DOS QUE ESTÃO PERTO DE CRISTO

 


De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. De outra feita, estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões se admiravam. Mas alguns dentre eles diziam: Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!” (Lc 11.1,14,15,27).


Diante das ações de Jesus Cristo havia diversas reações. A vida do nosso Senhor realmente impressionava as pessoas a Seu redor e lhes fazia tomar posturas diante dela.

Quando Jesus orava, Seus discípulos tiveram a reação de pedir-Lhe que também lhes ensinasse a orar. Quando Jesus expulsava demônios, as multidões se admiravam, mas a reação dos fariseus foi blasfemar do Espírito Santo que atuava na vida de Jesus. Quando Jesus discursava, uma mulher confundiu as coisas e elogiou a mãe de Jesus, ao invés do Filho de Deus.

O que fazia as reações serem tão diferentes? Era obviamente o grau de relacionamento dessas pessoas com Jesus. Os discípulos estavam mais próximos, eles O viam sempre em oração, como disse MacLaren: Jesus ensinava a Seus discípulos que orar era a melhor maneira de descansar no final de um dia de trabalho!

Embora as multidões se admirassem do poder de Jesus contra os demônios, Seus inimigos ficavam movidos de inveja, a ponto de blasfemarem de Seu poder contra Satanás. Este é o grau de relacionamento dos opositores. Até hoje vemos que os opositores do evangelho sempre estão prontos a inventar blasfêmias contra o Filho de Deus!

Os que se admiram do discurso de Jesus, elogiam outra pessoa, ao invés de render-Lhe glória. Ao dizer: “bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram”, aquela mulher falava do que não compreendia. Ela nada sabia da origem miraculosa do nascimento do Filho de Deus. Como se atribuísse glória à mãe de Jesus pelo fato de Ele existir. Em outro dizer: se não fosse Tua mãe, Tu não estarias aqui hoje dizendo estas lindas palavras! No entanto, não era por causa da mãe dEle. Era por causa do Pai dEle! A Ele a glória e não a ela!

Aos discípulos, a resposta de Jesus foi ensiná-los a orar; aos fariseus, a resposta de Jesus foi condená-los eternamente por sua blasfêmia; àquela mulher, a resposta de Jesus foi a seguinte advertência: “Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (v. 28). Em qual destes três grupos nós estamos em relação a Jesus Cristo? Queremos aprender a orar, nós O odiamos por causa do Seu poder, ou dispensamos a glória dEle a pessoas indevidas?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: